Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Padilha se reúne com Lula e minimiza derrotas do governo no Congresso

Para ministro, governo conseguiu impedir desarranjo no Orçamento e fazer avançar as suas pautas prioritárias

Por Valmar Hupsel Filho Atualizado em 3 jun 2024, 18h11 - Publicado em 3 jun 2024, 13h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ricardo Nunes e Wilson Pedroso
    Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais  (Antônio Cruz/Agência Brasil)

    O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, minimizou nesta segunda-feira, 3, as derrotas que o governo teve em recentes votações no Congresso e disse que o governo é vitorioso no debate central de pautas de seu interesse, como nas propostas de recuperação econômica e recomposição de políticas sociais. “A avaliação é positiva em relação ao avanço da pauta prioritária do governo, nos projetos econômicos e sociais. O governo tem conseguido avançar em relação a isso”, disse Padilha após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da qual participaram ministros e os líderes do governo no Congresso, no Senado e na Câmara.

    Publicidade

    Esta é a primeira reunião entre os principais articuladores do governo após as derrotas. Na semana passada, o Congresso derrubou vetos de Lula, como no projeto que extinguiu as saidinhas de presos, e manteve vetos do ex-presidente Jair Bolsonaro, proibindo a criminalização de fake news. Após as derrotas, a articulação política do governo, personificada em Padilha, foi criticada novamente, e Lula decidiu realizar reuniões semanais com seus principais auxiliares para evitar novos contratempos.

    Publicidade

    Segundo o ministro, o governo “tem consciência de qual é a realidade do Congresso Nacional” e não ficou surpreso com o resultado. “Nada do que aconteceu nas sessões do Congresso surpreendeu os articuladores políticos do governo”, disse. Sobre o tema das saidinhas, por exemplo, Padilha afirmou que o governo tinha previamente a avaliação de que dificilmente ia mudar a opinião dos parlamentares.

    O ministro ressaltou, no entanto, que a avaliação do governo, discutida na reunião, sobre as duas sessões é positiva porque se conseguiu impedir o que ele chamou de “tentativa de desorganização do orçamento público”. “Aquilo que é central e é a prioridade estamos vencendo nesse debate com a parceria do Congresso”, disse. Padilha destacou que treze projetos prioritários do governo já foram aprovados no Congresso, sendo que nove deles já foram sancionados e quatro estão no prazo para apreciação do presidente.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Pautas para esta semana

    Segundo o ministro, para esta semana o governo tem interesse em aprovar no Senado o Projeto de Lei 914/2024, que cria o programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que já passou pela Câmara, o projeto que cria a Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD) do BNDES e o marco regulatório da cultura. Na Câmara, a intenção é conseguir pautar o projeto de lei que institui o Acredita, de estímulo ao microcrédito.

    Padilha disse ainda que o Ministério da Fazenda pretende encaminhar nas próximas semanas o segundo projeto de lei de regulação da reforma tributária e que a expectativa do governo é aprovar a matéria até o prazo das eleições municipais. “Quero reafirmar a confiança que o governo tem de terminarmos o mandato da presidência da Câmara e do Senado com a aprovação da regulação da reforma tributária. Será um legado importante dessa parceria do governo com o Congresso”, disse.

    Publicidade

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.