Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Os três estados que tiveram crescimento do PIB maior que o do país em 2023

Atividade econômica do Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina teve expansão acima os 2,9% registrados pelo Brasil no ano passado, segundo o IBGE

Por Da Redação Atualizado em 9 Maio 2024, 12h32 - Publicado em 9 abr 2024, 11h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Marielle Franco, ex-vereadora do Rio, foi assassinada em março de 2018
    Fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba; indústria do Paraná cresceu mais que o dobro da média nacional (Roberto Dziura Jr/AEN/Divulgação)

    Ao menos três estados brasileiros tiveram crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) maior que o nacional, segundo estudos feitos pelas próprias unidades da federação e por institutos estaduais de planejamento, como a Fundação João Pinheiro (MG). O IBGE, que calcula o PIB nacional, ainda não divulgou um balanço de todos os estados relativo ao ano passado.

    Publicidade

    O estado que teve o maior crescimento de sua atividade econômica foi o Paraná, com 5,8%, exatamente o dobro da média nacional, que foi de 2,9%. Também cresceram acima da média as economias de Santa Catarina (3,7%) e Minas Gerais (3,1%).

    Publicidade

    Paraná

    Segundo o governo estadual, todos os setores da economia paranaense fecharam 2023 em alta. O desempenho geral foi puxado principalmente pelos resultados da agropecuária, que cresceu 26,91% no estado no período, muito acima até do bom desempenho nacional do setor, que fechou com alta de 15,1%. O setor de serviços do Paraná cresceu 4,18% (no país foi 2,4%), enquanto a indústria teve avanço de 3,79% em 2023 (no Brasil foi 1,6%).

    Minas Gerais

    Em Minas, a atividade econômica também cresceu em todos os setores, e o desempenho geral da economia mineira em 2023 levou o estado a cravar o maior PIB de sua história. Pela primeira vez, segundo o governo, o estado superou, em preços correntes, a casa de 1 trilhão de reais (1,028 trilhão de reais exatamente), um avanço real de 3,1% em relação a 2022.

    Publicidade

    A fatia de Minas no PIB nacional chegou a 9,5%, o que mantém o estado como o terceiro maior em atividade econômica do país, atrás apenas do Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com os dados da Fundação João Pinheiro, em Minas a agropecuária foi o setor que mais cresceu percentualmente (11,5%), seguida da indústria (3,1%) e serviços (2,2%).

    Continua após a publicidade

    Santa Catarina

    Já em Santa Catarina, onde o crescimento do PIB no ano passado ficou em 3,7%, os grandes motores, segundo o governo estadual, foram o setor de serviços, que cresceu 4,7%, com destaque para transportes, comércio, alojamento e alimentação e dos demais serviços prestados a famílias. A agropecuária também foi muito bem, com alta de 12,7% — o crescimento foi puxado principalmente pela agricultura (20%). O volume de atividades turísticas no estado teve também um crescimento de 6,7% no ano passado.

    Publicidade

    Impacto eleitoral

    Os três estados com maior crescimento econômico em 2023 são governados por políticos do centro à direita – Ratinho Júnior (PSD), do Paraná; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; e Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina — e com certeza vão ajudar nos projetos eleitorais tanto deste ano quanto para 2026.

    Os três governadores já tiveram seus nomes colocados como prováveis alternativas para a disputa nacional em 2026 – com maior ênfase para Ratinho e Zema — contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deverá disputar a reeleição para um quarto mandato.

    Publicidade

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.