Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O destino dos 13 mil euros de Pizzolato

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, relator do mensalão na corte, finalmente decidiu o destino do dinheiro apreendido pela Interpol com o mensaleiro-fujão Henrique Pizzolato, em seu esconderijo na Itália. Conforme solicitado pela Procuradoria-Geral da República, Barroso mandou que a Caixa Econômica Federal transfira os 13.788,17 euros à conta única do Tesouro […]

Por Felipe Frazão Atualizado em 30 jul 2020, 21h50 - Publicado em 16 set 2016, 09h00
alx__henrique-pizzolato-20141028-0002-sel_original5

Henrique Pizzolato na porta da prisão, na Itália (Mastrangelo Reino/Estadão Conteúdo)

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, relator do mensalão na corte, finalmente decidiu o destino do dinheiro apreendido pela Interpol com o mensaleiro-fujão Henrique Pizzolato, em seu esconderijo na Itália. Conforme solicitado pela Procuradoria-Geral da República, Barroso mandou que a Caixa Econômica Federal transfira os 13.788,17 euros à conta única do Tesouro Nacional, a fim de reparar os danos causados por Pizzolato. A defesa era contra. Alegava que o Estado deveria restituir os bens a ele e que, como “os recursos desviados pelo sentenciado pertenciam ao Banco do Brasil S/A, não cabe a devolução total dos valores à União”. Barroso rebateu: “A defesa não conseguiu comprovar minimamente (sequer alegou) eventual origem lícita dos recursos apreendidos em poder do sentenciado”. A quantia, porém, é irrisória perto dos custos e danos causados por Pizzolato no mensalão e após sua fuga. O ministro relata em sua decisão: Pizzolato foi condenado por corrupção passiva (recebimento de 326.660 reais a título de propina), peculato (desvio de dinheiro público – 77 milhões de reais) e lavagem de dinheiro. Além disso, só com o processo de extradição a União gastou cerca de 100.000 euros.


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.