Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

MDB conversa com Bolsonaro e PL para definir o vice de Ricardo Nunes em SP

Presidente da legenda diz que prefeito está em contato com ex-presidente, enquanto ele negocia com Valdemar Costa Neto, mas que nome ainda não está definido

Por Valmar Hupsel Filho Atualizado em 8 Maio 2024, 17h07 - Publicado em 4 jan 2024, 17h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ricardo Nunes e Wilson Pedroso
    Baleia Rossi, presidente nacional do MDB  (Kaio Lakaio/VEJA)

    O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), disse nesta quinta-feira, 4, que o candidato a vice na chapa em que o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, tentará a reeleição deverá ser indicado pelo PL, mas adianta que o nome ainda não está definido. Líderes do MDB têm conversado com as duas alas da legenda que manifestam posições divergentes sobre a eleição municipal na maior cidade do país.

    Publicidade

    A disputa em São Paulo coloca em campos opostos as duas principais lideranças do PL. De um lado, o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto advoga pelo apoio do partido a Nunes, o que chancelaria a indicação do vice. Do outro, o ex-presidente Jair Bolsonaro prefere que o partido tenha candidatura própria. O nome escolhido por ele seria o do deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), que foi ministro do Meio Ambiente durante seu governo. Salles já sinalizou que, se não tiver apoio do PL, pretende se desfiliar e concorrer por outra legenda.

    Publicidade

    “O Ricardo (Nunes) tem conversado com o ex-presidente e eu tenho conversado com o Valdemar. É natural que essas conversas avancem”, disse Baleia Rossi, logo após se reunir com o prefeito em São Paulo, nesta quinta-feira.

    Aliança com Kassab

    Baleia Rossi, que vai coordenar a campanha de Nunes, tem se dedicado a articulações para definir quais partidos irão integrar a coligação do candidato à reeleição. Na quarta-feira, o deputado se reuniu com o secretário de Governo de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, para discutir estratégias para a eleição municipal deste ano.

    Publicidade

    Segundo Baleia, o encontro também serviu para ele agradecer a declaração que Kassab fez, na semana passada, de apoio à tentativa de Nunes de buscar o segundo mandato. “A eleição em São Paulo é nossa prioridade número 1, é nosso carro-chefe”, disse.

    Continua após a publicidade

    O parlamentar, o encontro serviu para as duas lideranças discutirem o “fortalecimento” da parceria entre PSD e MDB e traçarem o que ele chamou de planejamento estratégico. “Kassab é um político muito experiente, foi prefeito de São Paulo. Tem muito a contribuir”.

    Publicidade

    Na semana passada, durante um evento da prefeitura na Zona Leste da capital, Kassab anunciou o apoio do PSD à reeleição de Nunes. “Assumimos um compromisso que ainda esse ano iríamos definir o futuro do nosso partido e não tivemos muitas dificuldades para chegar ao nome do Ricardo. O PSD vai apoiar você, vai apoiar a sua reeleição até porque tem sido um bom prefeito”, afirmou na ocasião.

    Além do PSD, a coordenação da pré-campanha de Nunes espera formar uma ampla coligação, que seria composta também por União Brasil, PSDB, Podemos, Solidariedade, Avante, PL, Republicanos e PP.

    Publicidade

    Nunes terá deputados federais como adversários

    Em sua tentativa à reeleição, o prefeito Ricardo Nunes deverá ter como principais adversários quatro deputados federais:  Guilherme Boulos (PSOL) — que lidera as pesquisas de intenção de voto e tem apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva –, Tabata Amaral (PSB) e Kim Kataguiri (União Brasil).

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.