Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Enel diz que 900 mil clientes continuam sem energia em SP

Concessionária não estabeleceu prazo para a retomada do serviço e afirmou que é preciso reconstruir "trechos inteiros da rede"

Por Victoria Bechara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 out 2024, 12h02 - Publicado em 13 out 2024, 11h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Apagão: falhas de fornecimento da Enel deixam regiões no Centro de São Paulo sem energia por mais de 30 horas
    Tempestade deixou mais de 2 milhões sem luz na sexta-feira (Paulo Pinto/Agência Brasil)

    Cerca de 900 mil clientes continuam sem energia na manhã deste domingo, 13, mais de 32 horas depois da tempestade que atingiu a Grande São Paulo. A Enel não estabeleceu prazo para a retomada do serviço e afirmou que, em alguns casos, é preciso reconstruir “trechos inteiros da rede”.

    “No momento, cerca de 900 mil clientes estão afetados, ou quase 11% da base de clientes da distribuidora. Em alguns casos, o trabalho para restabelecer a energia é mais complexo, pois envolve a reconstrução de trechos inteiros da rede”, informou a concessionária.

    Segundo a empresa, até as 8h de domingo, cerca de 1,2 milhão de consumidores tiveram o serviço restabelecido. Só na capital paulista, 552 mil seguem sem luz. Entre os municípios mais afetados estão São Bernardo do Campo, com 60 mil unidades, Cotia, com 59 mil, e Taboão da Serra, com 55 mil.

    A companhia disse que acionou seu plano emergencial na noite de sexta-feira, 11, quando as chuvas acompanhadas de ventos de mais de 100 km/h atingiram a Grande São Paulo. Também informou que está atuando com cerca de 1,6 mil técnicos em campo, mas trabalha para ampliar o contingente com a chegada de funcionários do Rio de Janeiro, Ceará e outras distribuidoras.

    “A Enel Distribuição São Paulo reitera que segue trabalhando dia e noite com reforço das equipes de campo para restabelecer o serviço para todos”, declarou, sem informar a previsão para normalizar o serviço. Na sexta, mais de 2,1 milhões de consumidores tiveram o fornecimento de energia interrompido na capital e região metropolitana. A chuva causou sete mortes no estado, segundo a Defesa Civil. 

    Continua após a publicidade

    Procon

    O Procon-SP informou que vai notificar a Enel para que explique os motivos da demora para restabelecer o fornecimento de energia. “O órgão também monitora relatos de problemas em cidades do interior, atendidas por outras concessionárias para igualmente notificá-las, bem como está atento a impactos em hospitais e instalações médicas e de saúde, incluindo residências nas quais há equipamentos de suporte à vida”. 

    Governo de SP alerta que pode faltar água

    Em comunicado enviado na noite deste sábado, o governo de São Paulo informou que a falta de energia elétrica afetou a rede de distribuição da Sabesp e que há risco ao abastecimento de água em algumas áreas. Além da capital e região metropolitana, foi registrado impacto na distribuição em São Roque, Araçariguama, Boituva e Torre de Pedra, no interior do estado.

     

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.