Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Em votação indireta, Paulo Dantas é eleito governador de Alagoas

Nome apoiado por Renan Calheiros venceu o pleito realizado indiretamente porque governador, vice e presidente da Assembleia abdicaram do posto

Por Da Redação
15 Maio 2022, 15h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O deputado estadual Paulo Dantas (MDB) foi eleito governador de Alagoas neste domingo (15), em votação indireta feita na Assembleia Legislativa do estado. Dantas, que contou com o apoio do senador Renan Calheiros (MDB), fará um mandato tampão até 31 de dezembro.

    Publicidade

    O parlamentar foi eleito por 21 votos e terá como vice José Wanderley Neto (MDB). Eles derrotaram, entre outros, o deputado Davi Maia (União Brasil), candidato do grupo do deputado federal Arthur Lira (PP). Maia teve apenas um voto — nem sequer a bancada do PP, de Lira, votou nele.

    Publicidade

    A disputa entre Calheiros e Lira deve ser reproduzida nas eleições para governador em outubro. Dantas será o candidato do senador (e de Renan Filho, ex-governador) que enfrentará senador Rodrigo Cunha (União Brasil), nome de Lira. A chapa do MDB deve apoiar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidente, enquanto Lira endossa a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

    A intenção da família Calheiros em emplacar Dantas para o mandato de governador-tampão é de que ele dispute o pleito de outubro sentado na cadeira de governador e no controle da máquina estadual.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Eleições indiretas

    A eleição indireta para o governo estadual aconteceu porque, em abril, o então governador Renan Filho (MDB) deixou o cargo para poder disputar as eleições para o Senado, conforme determina a legislação eleitoral. O vice-governador, Luciano Barbosa, deveria assumir, mas já não estava mais no cargo desde 2020, quando foi eleito prefeito de Arapiraca.

    Publicidade

    O próximo na linha sucessória seria o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Vitor (MDB), mas este preferiu convocar as eleições indiretas porque, caso assumisse, ficaria impedido de concorrer à reeleição como deputado estadual.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.