Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Em MG, Bolsonaro diz que Moraes é ‘autoritário’ e Pacheco, ‘uma vergonha’

Ex-presidente dispara ataques dois dias antes de ato convocado por ele para a Avenida Paulista

Por Valmar Hupsel Filho Atualizado em 6 set 2024, 11h41 - Publicado em 6 set 2024, 11h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado Bruno Engler, candidato à prefeitura de Belo Horizonte
    O ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado Bruno Engler, candidato à prefeitura de Belo Horizonte  (redes sociais/Reprodução)

    O ex-presidente Jair Bolsonaro criticou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) por resistir à pressão de senadores da oposição, que pedem a abertura de um processo de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. A jornalistas de Minas, estado de Pacheco, Bolsonaro disse que ele é “uma vergonha” e “uma pessoa que não está preocupada com o Brasil e sim consigo próprio”.

    Publicidade

    “É uma vergonha falar em independência onde o povo não tem liberdade. E se alguém achar que eu estou mentindo, reclame no X (antigo Twitter). É uma pessoa autoritária que está aí”, disse Bolsonaro, referindo-se a Moraes. Segundo o ex-presidente, o movimento pelo afastamento do ministro do STF está crescendo no Senado.

    Publicidade

    Na quinta-feira, mesmo dia das declarações de Bolsonaro, a oposição no Senado anunciou que vai obstruir as votações como forma de pressionar Pacheco a abrir o processo. O presidente do Senado, entretanto, não vem dando sinais de que pretende dar andamento à demanda.

    “Não adianta contarmos, no momento, com o presidente do Senado, que é uma vergonha. O atual presidente do Senado é uma vergonha em todos os aspectos. Uma pessoa que não está preocupada com o Brasil e sim consigo próprio”, completou o ex-presidente, que defendeu o aumento da pressão popular sobre o Congresso pelo afastamento de Moraes.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    A fala de Bolsonaro em Minas ocorreu dois dias antes do ato convocado por ele para a Avenida Paulista, em São Paulo, em meio às comemorações do 7 de Setembro, cujo principal mote são os ataques a Moraes, as críticas à sua decisão de suspender o funcionamento da rede social X no Brasil e os pedidos de impeachment do ministro do Supremo. O cancelamento do X deu novo combustível para os ataques de bolsonaristas contra Moraes.

    “Comemoração” pelo renascimento

    Bolsonaro está em Minas para cumprir uma série de agendas de campanhas em apoio a candidatos aliados. Na quinta-feira, participou de um ato para pedir votos ao deputado estadual Bruno Engler (PL), candidato à prefeitura de Belo Horizonte. Engler está na terceira colocação, com 13%, atrás do prefeito e candidato à reeleição Fuad Noman (PDT), com 14% e do líder da disputa Mauro Tramonte (Republicanos), que tem 29%, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta.

    Publicidade

    Bolsonaro segue em Minas e, nesta sexta-feira, participa de um ato em Juiz de Fora, no local onde, há seis anos, durante a campanha presidencial de 2018, sofreu um atentado a faca. O evento deve ter a presença da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e de políticos mineiros como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), e tem o sugestivo nome de “Ato de comemoração dos 6 anos de Renascimento do ex-presidente Jair Bolsonaro em Juiz de Fora”.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.