Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Em entrevista na sede do PL, Bolsonaro defende Salles como prefeito em SP

Ex-presidente diz que a capital paulista merece um nome que trabalhe de fato pela cidade; declaração esfria aproximação com o prefeito Ricardo Nunes

Por Adriana Ferraz Atualizado em 9 Maio 2024, 18h35 - Publicado em 12 dez 2023, 17h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ex-presidente Jair Bolsonaro demonstrou publicamente, em entrevista na sede do PL em Brasília, apoio à pré-candidatura do deputado federal Ricardo Salles (PL) à prefeitura de São Paulo na eleição do ano que vem.

    Questionado por jornalistas, ele afirmou gostar muito de seu ex-ministro do Meio Ambiente e ser “simpático” à ideia de ele disputar o cargo, em mais um sinal de afastamento do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), preferido pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. “Muita gente gosta do Salles e eu também sou simpático a ele, que foi meu ministro e fez um excelente trabalho. Seria uma forma de recompensá-lo”, disse o ex-presidente — o vídeo com a declaração de apoio foi postado por Ricardo Salles em suas redes sociais.

    https://twitter.com/rsallesmma/status/1734619857671389491

    Bolsonaro ainda criticou indiretamente outros pré-candidatos. “São Paulo merece realmente um nome de uma pessoa que vá fazer pelo município e não fazer por um partido”, declarou, sem citar ninguém. Ao encerrar a conversa, disse: “Salles prefeito!”.

    A declaração se soma a outras sinalizações recentes de que as negociações com Nunes teriam esfriado. Após se encontrarem por diversas vezes na capital para discutirem um eventual apoio à reeleição do prefeito, Bolsonaro e o emedebista vivem uma fase estremecida, acentuada pelas recorrentes críticas feitas por bolsonaristas à gestão atual da prefeitura.

    Continua após a publicidade

    A disputa pela vaga de vice de Nunes também é um problema. Com praticamente todos os partidos da centro-direita acomodados no governo, o prefeito é pressionado por aliados a escolher um nome palatável a Bolsonaro, mas não da ala raiz do bolsonarismo. Um dos que pleiteiam o posto é Fabio Wajngarten, ex-secretário do governo Bolsonaro e hoje um dos assessores mais próximos ao ex-presidente.

    Mas, para representar Bolsonaro na disputa, Salles precisará negociar não apenas com Valdemar — que já chegou até a dizer publicamente que liberaria a saída do deputado do PL –, mas com parlamentares municipais e estaduais que mantêm influência na gestão municipal e tendem a apostar na aliança com Nunes.

    Há ainda outro fator importante: o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que também é um importante aliado de Bolsonaro, planeja apoiar a reeleição de Nunes.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.