Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Eleições: Alexandre Kalil e Rafael Greca largam como os maiores favoritos

Prefeito de Belo Horizonte tem 58% das intenções de voto, enquanto o de Curitiba ostenta 47%; ambos venceriam no primeiro turno se a votação fosse hoje

Por Da Redação Atualizado em 7 out 2020, 16h06 - Publicado em 7 out 2020, 14h42

Os prefeitos de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), e de Curitiba, Rafael Greca (DEM), que disputam a reeleição, são os principais favoritos nas capitais na primeira rodada de pesquisas realizadas pelo Ibope após a confirmação das candidaturas. Se a votação fosse hoje, ambos venceriam a eleição no primeiro turno.

Kalil, que nunca havia disputado um cargo eletivo até ser eleito em 2016, é o que tem a situação mais confortável: tem 58% das intenções de voto, enquanto o pelotão que vem atrás é liderado numericamente por João Vitor Xavier (Cidadania), que tem apenas 4% e está empatado tecnicamente com os outros nove candidatos. Todos os adversários do atual prefeito somam 19%.

Já Greca tenta o seu terceiro mandato – antes, ele havia governado a cidade entre 1993 e 1996. O candidato do DEM tem 47% das intenções de voto, enquanto o seu perseguidor mais próximo, Fernando Francischini (PSL), tem 6% – ele, no entanto, está empatado dentro da margem de erro (de quatro pontos) com todos os outros quatorze candidatos. Os rivais de Greca somam 27 pontos percentuais.

Continua após a publicidade

 

Outro prefeito que disputa a reeleição e que sai com uma margem confortável em relação aos adversários é Gean Loureiro (DEM), de Florianópolis, que tem 44% das intenções e também poderia vencer no primeiro turno se a votação fosse hoje – mas a diferença para o conjunto de seus adversários, que têm 37%, é mais apertada, dentro da margem de erro de quatro pontos.

Situação semelhante ocorre com Bruno Reis (DEM), candidato do atual prefeito ACM Neto (DEM) em Salvador, que tem 42% das intenções de voto enquanto os seus rivais somam 32% – a diferença está fora, mas bem próxima, da margem de erro de quatro pontos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.