Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Detran-SP ganha prêmio internacional de inovação em serviços públicos

Órgão desenvolveu ferramenta digital que agiliza a transferência de veículos

Por Da Redação Atualizado em 25 set 2024, 16h04 - Publicado em 25 set 2024, 15h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • detran
    O Detran-SP: transformação digital (Divulgação/VEJA)

    Em um passado não muito distante, o Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) ocupava um lugar de destaque na relação de serviços públicos mais ineficientes do país. Bater às portas do órgão para solicitar qualquer serviço, mesmo os mais simples, era pesadelo na certa. A experiência incluía disputar espaço com despachantes em filas intermináveis dentro do labirinto burocrático comandado por funcionários públicos de má vontade.  Felizmente, o padrão de atendimento do Detran-SP mudou radicalmente com a digitalização dos serviços nos últimos anos.

    A transformação foi tão grande que o Detran-SP é visto hoje como bom exemplo em desenvolvimento de novos produtos, algo inimaginável há algumas décadas. Exemplo disso foi o prêmio que acaba de ser conquistado pelo órgão com a ferramenta Transferência Digital de Veículos (TDV). Ela venceu o prêmio internacional 2024 de inovação em serviços públicos na região das Américas da Gartner Eye on Innovation Awards for Government. O evento é promovido pela Gartner, conceituada consultoria mundial de tecnologia. O Brasil não conquistava um prêmio desse tipo desde 2021.

    Implementada em março, a TDV eliminou a necessidade de deslocamento e de apresentação de documentos em formato físico para fazer a transferência de veículos.  Por automatizar com reconhecimento facial, assinatura digital e pagamento via pix um processo que demandava dias, reduziu o prazo para poucos minutos – em alguns casos, apenas 19 segundos.

    Disponível no rol de serviços do Poupatempo em São Paulo, a TDV foi desenvolvida pelo Detran-SP em parceria com a Secretaria de Gestão e Governo Digital e é operacionalizada pela Prodesp.  “A TDV é uma das ações do governo na transformação digital do Estado, com serviços mais ágeis e com ampla transparência“, afirma Caio Paes de Andrade, secretário de Gestão e Governo Digital.

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.