Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Decisão de Moraes deixa cada vez mais próxima a volta do X no Brasil

Plataforma disse ao Supremo nesta terça, 1º, que vai pagar as multas remanescentes para a rede social voltar a funcionar

Por Isabella Alonso Panho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 1 out 2024, 19h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ministro teria solicitado pareceres ao TSE para embasar medidas judiciais contra bolsonaristas
    Ministro liberou contas bancárias das empresas de Elon Musk no Brasil (Carlos Moura/SCO/STF)

    A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes desta terça-feira, 1º, de levantar o bloqueio sobre as contas bancárias do escritório brasileiro do X, rede social do magnata Elon Musk, deixa ainda mais perto o retorno do funcionamento da rede social no país. Nesta segunda, 30, a plataforma completou trinta dias fora do ar.

    Moraes determinou a suspensão da rede social no dia 30 de agosto por causa do descumprimento de ordens judiciais de bloqueio de perfis que veiculam conteúdo antidemocático e por causa do fechamento do escritório do X no Brasil, o que dificultava o pagamento de multas e que os representantes fossem encontrados pela Justiça. Depois de tentar burlar a regra usando um servidor difícil de ser rastreado, a plataforma finalmente cedeu.

    No último dia 26, os advogados do X pagaram uma multa de 18,3 milhões de reais e indicaram uma advogada como representante legal da empresa no Brasil. O escritório do X foi reaberto, na zona sul da capital paulista. Na ocasião, a plataforma pediu que a ordem de suspensão fosse revogada e que ela pudesse voltar a funcionar no país.

    No entanto, Moraes não cedeu de imediato. Na sexta-feira passada, 27, ele proferiu uma nova decisão, afirmando que ainda havia multas pendentes de pagamento. Uma, de 300.000 reais, que a representante legal deveria pagar, e outra, de 10 milhões de reais, pelas tentativas de burlar a ordem de suspensão do dia 30 de agosto. Além disso, Moraes também ordenou que o X desista de todos os recursos e ações judiciais questionando o episódio.

    Continua após a publicidade

    Nesta terça, os advogados do X falaram que vão cumprir essa segunda determinação, mas afirmaram que precisam receber dinheiro da matriz da rede social — e, por isso, precisam que as contas estejam desbloqueadas. Moraes concedeu o pedido, afirmando que em outra decisão, do dia 11 de setembro, isso já havia sido liberado. “Determino que o Banco Central do Brasil e a Comissão de Valores Mobiliários procedam o imediato desbloqueio determinado e informem a razão do descumprimento da decisão de 11/9”, diz a decisão desta terça.

    O pagamento das multas não significa, contudo, o retorno imediato do X. A plataforma terá que comprovar ao Supremo que fez os pagamentos determinados e o ministro relator do caso, Alexandre de Moraes, vai decidir se revoga ou não a suspensão da rede social. Três escritórios atuam na defesa da plataforma: Bermudes Advogados, Pinheiro Neto Advogados e Rosenthal Advogados Associados.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.