Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

“Continuo candidato”, diz Eduardo Cunha, barrado pelo STF

Por decisão do ministro Luiz Fux, ex-presidente da Câmara está inelegível

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 19 ago 2022, 09h29 - Publicado em 19 ago 2022, 09h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ex-deputado federal Eduardo Cunha (PTB), postulante a uma vaga na Câmara nas próximas eleições, disse que vai manter a campanha, a despeito da decisão do ministro Luiz Fux, presidente do STF, que voltou a torná-lo inelegível até 2027. Cunha registrou a candidatura por São Paulo após obter uma liminar no Tribunal Regional Federal (TRF), que suspendia sua cassação de 2016. “Nada altera a minha candidatura, continuo candidato. No momento do período de registro eu estava elegível, logo não poderão impedir (a minha campanha), tão somente discutir a suposta inelegibilidade superveniente, que também não existe. Temos muitos argumentos de briga”, disse Cunha.

    Segundo o presidente do STF, Luiz Fux, a decisão do juiz federal Augusto Pires Brandão tratou de tema já superado na corte. “Este Supremo Tribunal Federal já teve a oportunidade de analisar, de forma específica e no locus próprio do mandado de segurança, as diversas alegações de nulidades procedimentais suscitadas novamente pelo ora interessado”, afirmou o ministro. Cunha perdeu o mandato em meio a denúncias de que mantinha uma conta bancária não declarada na Suíça.  

    Em nota o advogado de Cunha, Ricardo Vita Porto, afirmou que o tema será tratado pela Justiça Eleitoral após análise do registro da candidatura, como prevê a lei. “A decisão do ministro Luiz Fux não trará qualquer impacto em seu já formalizado pedido de registro de candidatura nas eleições deste ano, tendo em vista que, segundo disposição expressa contida na Lei das Eleições (9.504/97, art. 11, § 10), ‘as condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade devem ser aferidas no momento da formalização do pedido de registro da candidatura’. Eduardo Cunha continua em campanha, terá sua candidatura deferida pela Justiça Eleitoral e, eleito, exercerá o mandato em toda a sua plenitude”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.