Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

As estratégias de Bolsonaro e Lula para conquistar o voto dos mais pobres

Os candidatos apostam nos programas assistenciais — sem, no entanto, apresentar propostas mínimas para por um ponto-final na pior das tragédias brasileiras

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 19 ago 2022, 12h55 - Publicado em 19 ago 2022, 06h00

A dona de casa Maria de Fátima Coimbra de Jesus, de 33 anos, tem seis filhos. A casa dela é de taipa, barro amassado entremeado em tiras de madeira e bambu, tem dois quartos, chão de terra batida e foi construída pela própria família. Não há televisão nem fogão a gás. Maria cozinha com lenha num fogareiro improvisado, e as refeições, quando a sorte ajuda, têm caranguejo ou peixe com farinha, pescados por seu companheiro nas redondezas. “Tem dia que a gente não tem nada para comer. Tem dia que a gente almoça, mas não janta”, conta ela. Maria mora em Serrano do Maranhão, que fica a 500 quilômetros de distância por rodovia da capital, São Luís, e ostenta um dos piores índices de desenvolvimento humano (IDH) do país — está na 5461ª posição entre 5 570 municípios. Na cidade, de 15 000 habitantes, 84% da população sobrevive graças ao Auxílio Brasil, programa que foi turbinado por Jair Bolsonaro e se tornou uma de suas principais apostas para diminuir a desvantagem em relação a Lula entre os eleitores mais pobres. O novo valor do benefício, de 600 reais até dezembro, começou a ser pago no último dia 9 a mais de 20 milhões de famílias.

arte Pobres

A 2 000 quilômetros de distância de Serrano, o comportamento de Maria de Fátima está sendo observado com extrema atenção. O plano da dona de casa é usar o dinheiro para comprar arroz, feijão e óleo. Ou seja: espantar a fome, mal que aflige 33 milhões de brasileiros. Com o ensino médio incompleto, ela ainda não sabe em quem votará para presidente, mas deixa claro que seu critério para a escolha do candidato será a ajuda que cada um deu ou dará aos mais necessitados. “Na última eleição, eu votei no Bolsonaro, mas agora estou indecisa. O Bolsonaro ajuda muito, e o Lula ajudou também”. A mãe de Maria, dona Domingas, segue a mesma linha. Analfabeta, ela sustentou a prole de sete filhos com o antigo Bolsa Família e agora vive como aposentada do INSS. A família, portanto, já tem pelo menos duas gerações atendidas por programas de transferência de renda. “Às vezes, meus netos ficam sem comer à noite. A vida da maioria aqui é desse jeito”, lamenta ela. De fato, essa realidade nada edificante é assim não apenas nos recantos maranhenses, mas Brasil afora. As estatísticas mostram que 53% dos eleitores têm renda mensal de até dois salários mínimos. Em razão de seu tamanho, esse grupo deve ser decisivo na corrida presidencial e, por isso, tornou-se prioridade para todas as campanhas.

Até aqui, Lula leva vantagem nesse segmento. De acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada na quarta-feira 17, o ex-presidente tem 55% das intenções de voto entre aqueles com renda familiar mensal de até dois salários mínimos. Bolsonaro marca 27%, e os outros concorrentes somados chegam a 7%. A situação é de certa estabilidade na comparação com o levantamento anterior, realizado duas semanas antes, quando o petista registrou 52% e o ex-capitão, 25%. Entre as duas sondagens, o governo começou a pagar o novo valor do Auxílio Brasil, mas o desembolso, que é feito de forma escalonada, só beneficiou quatro dos dez grupos atendidos a cada mês. A esperança do presidente é que as intenções de voto em seu favor subam à medida que todos os grupos recebam os recursos, tanto em agosto quanto em setembro. A recuperação ganharia tração às vésperas da votação do primeiro turno, em 2 de outubro. A lógica de Bolsonaro é a seguinte: com um pouco mais de dinheiro no bolso e um pouco mais de comida no prato, o eleitorado mais pobre mostrará gratidão a ele. Uma gratidão que, segundo seus coordenadores de campanha, já é visível entre aqueles que têm renda mensal de dois a cinco salários mínimos, beneficiados com o barateamento do preço da gasolina e a recuperação do emprego. Nesse segmento, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro caiu de 9 para 4 pontos em duas semanas, conforme a Quaest.

DIVIDENDOS - Bolsonaro: pacote de benefícios também é arma para reduzir desvantagem eleitoral -
DIVIDENDOS - Bolsonaro: pacote de benefícios também é arma para reduzir desvantagem eleitoral – (Andre Borges/Getty Images)

Os efeitos da injeção de renda nas regiões mais pobres são visíveis. Em Serrano do Maranhão, formam-se longas filas na lotérica e no posto de atendimento da Caixa nos dias de pagamento do Auxílio Brasil. O dinheiro, como em qualquer canto do mundo, faz a roda da economia girar. Dono de um pequeno açougue, Nelson Ned mata geralmente uma vaca por dia, o suficiente para atender sua clientela cativa, mas tem de duplicar a oferta quando o benefício é repassado aos moradores. “Metade da população não come carne sem ajuda do governo. Muita gente pendura a conta e fala assim: ‘Quando o Bolsonaro liberar o auxílio, eu pago a conta’”, ressalta o açougueiro. Ned, que votou em Fernando Haddad na última eleição, afirma que ainda não escolheu seu candidato a presidente, mas aposta que o Auxílio Brasil impulsionará a campanha de Bolsonaro. “O auxílio representa uns 60% de todas as minhas vendas. O movimento do comércio é nos dez dias do mês que pagam o auxílio. Depois disso, é uma calamidade”, reforça Valmir Pinto, dono de uma mercearia, que também elogia a iniciativa do presidente.

Continua após a publicidade

Em segundo lugar nas pesquisas, Bolsonaro aposta no pacote bilionário de benefícios — que inclui, entre outras coisas, a duplicação do valor do vale-gás, pago a 5,6 milhões de famílias — para chegar ao segundo turno com uma pequena desvantagem para Lula, pré-requisito para que haja uma chance mínima de virada. O presidente e seus aliados têm feito uma intensa divulgação do novo Auxílio Brasil destacando alguns pontos, como o fato de o valor desembolsado até o fim do ano ser três vezes maior do que a média do benefício do antigo Bolsa Família (189 reais). Os bolsonaristas também ressaltam que o Auxílio Brasil incorporou mais 2,2 milhões de famílias, totalizando 20,2 milhões de famílias beneficiadas. “Os efeitos do ‘fica em casa que a economia a gente vê depois’, do ‘fecha tudo’ e de uma guerra que atinge toda a economia mundial permanecem e, por isso, esse aumento de 200 reais no benefício fará diferença para quem mais precisa”, escreveu o presidente numa rede social. Na prática, o mandatário e seu rival Lula disputam o coração, o bolso e o voto dos mais pobres. O PT dá como certo que Bolsonaro ganhará algum terreno com o avanço do pagamento dos benefícios, mas já reage a fim de conter danos eleitorais.

Integrantes do partido têm dito publicamente que Bolsonaro nunca se preocupou de verdade com os mais pobres e só turbinou o Auxílio Brasil quando percebeu que corria sério risco de ser derrotado por Lula. O presidente não teria agido por sensibilidade social, mas por mera urgência eleitoral. Lula também tem explorado a inflação para dizer que o reajuste do Auxílio Brasil não é capaz de neutralizar a carestia dos alimentos. Num discurso direto, o ex-presidente alega que o pobre hoje come menos e vive pior do que quando ele governava o país. “O eleitor pobre, principalmente das regiões Norte e Nordeste, é um eleitor grato. Ele é grato às políticas sociais do Lula, como Bolsa Família e Luz para Todos, que melhoraram diretamente a vida das pessoas mais pobres”, afirma o cientista político André Rosa, especialista em relações governamentais pelo Ibmec. “O presidente Bolsonaro está tentando buscar esse eleitor com os programas sociais como o Auxílio Brasil”, acrescenta. Nessa disputa pela gratidão dos desassistidos, os candidatos ao Palácio do Planalto têm recorrido a muito palavrório inócuo e a pouca proposta consistente (veja o quadro).

CONTRADIÇÃO - Lula: o ex-presidente critica o governo ao mesmo tempo que promete ampliar o pacote de benefícios caso seja eleito em outubro -
CONTRADIÇÃO - Lula: o ex-presidente critica o governo ao mesmo tempo que promete ampliar o pacote de benefícios caso seja eleito em outubro – (André Penner/AP/Image Plus)

Bolsonaro, que aumentou o valor do Auxílio Brasil para 600 reais até dezembro, agora fala em prorrogá-lo se conquistar a reeleição. “Ele percebeu a bobagem e agora está dizendo que vai continuar. Se quisesse continuar, fazia sem colocar o fim em dezembro”, provocou Lula. Já o ex-presidente prometeu que tornará permanente o valor de 600 reais e que incluirá novos beneficiários no programa, como mães-solo. Em terceiro lugar nas pesquisas, Ciro Gomes anunciou um programa de renda mínima de 1 000 reais para 60 milhões de pessoas. Na quarta colocação, Simone Tebet também prometeu instituir um benefício de renda mínima para eliminar a pobreza extrema. Como se sabe, medidas emergenciais são necessárias para atenuar a fome e a pobreza no curto prazo, mas não são capazes de resolver esses dois problemas estruturais. É aí que está o nó da questão: os candidatos estão mais preocupados em ganhar a eleição através da empulhação do que com a elaboração de propostas capazes de mudar realmente a realidade dos mais necessitados. Pelos programas de governo apresentados até aqui, a família de Maria e de dona Domingas vai para mais uma geração na condição de beneficiárias de programas assistencialistas.

Continua após a publicidade
ORGULHO - Prosperidade: o Brasil desenvolvido produz alimentos para abastecer os maiores mercados do mundo -
ORGULHO - Prosperidade: o Brasil desenvolvido produz alimentos para abastecer os maiores mercados do mundo – (Silvio Avila/.)

Como destaca a Carta ao Leitor desta edição de VEJA, há décadas fome e miséria servem de combustível para a demagogia — e não há no horizonte perspectiva de mudança. Esse quadro não mudou na campanha presidencial de 2022. “A gente foi incapaz enquanto país de criar um sistema, especialmente para a Região Nordeste, que pudesse tirar as pessoas da pobreza. A China tirou 700 milhões de pessoas da pobreza entre 1978 e 2022, três Brasis e meio. Eles fizeram isso com planejamento, políticas públicas estruturadas e, principalmente, mantidas a longo prazo”, diz o economista William Baghdassarian, professor do Ibmec. “O problema do Brasil é que as políticas públicas nem sempre são mantidas com a troca de governantes, e as decisões políticas não são feitas com o objetivo de tirar as pessoas da pobreza.” A prioridade é ganhar a eleição, com ou sem propostas concretas, tanto faz para os candidatos. Outra prova disso foi o primeiro dia oficial de campanha, na terça-feira 16, quando Lula e Bolsonaro também travaram o primeiro duelo. Foi uma demonstração desalentadora do baixíssimo nível que infelizmente tende a ser a marca registrada da disputa presidencial.

VERGONHA - Miséria: O Brasil medieval ainda tem 23 milhões de pessoas que vivem com menos de 7 reais por dia -
VERGONHA - Miséria: O Brasil medieval ainda tem 23 milhões de pessoas que vivem com menos de 7 reais por dia – (Michel Setboun/Gamma-Rapho/Getty Images)

Em diferentes atos públicos, o petista afirmou que o rival está “possuído pelo demônio” depois de criticar a postura negacionista de Bolsonaro em relação à pandemia de Covid-19. Já o presidente — mantendo o sarrafo do debate no chão — insinuou que, se Lula for eleito, o povo será proibido de acreditar em Deus. Em busca de apoio entre os religiosos, os candidatos começaram muito mal, agredindo a inteligência alheia, para dizer o mínimo. Há décadas se fala da necessidade premente de acabar com o abismo que gerou dois países diferentes: o Brasil rico e desenvolvido e Brasil pobre e medieval. O primeiro se orgulha de produzir alimentos suficientes para abastecer os maiores mercados do mundo. O segundo tem 23 milhões de pessoas vivendo com menos de 7 reais por dia. O número revela o agravamento de uma chaga secular, para a qual os candidatos a presidente não estão dedicando a devida atenção. No Brasil real, a maioria miserável permanece quase sempre invisível, com exceção, talvez, do período eleitoral, quando é alvo de disputa renhida e lugares como Serrano do Maranhão, mesmo a 2 000 quilômetros de Brasília, passam a merecer alguma atenção.

Colaborou Leonardo Caldas

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA de 24 de agosto de 2022, edição nº 2803

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.