Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Casos de Covid-19 em presídios crescem dez vezes em janeiro

CNJ foi notificado de 4.500 novas infecções no mês passado, contra 431 em dezembro. Ômicron e aumento da testagem são hipóteses para a alta

Por Da Redação
3 fev 2022, 18h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O número de novos casos de Covid-19 informados ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) pelas unidades prisionais aumentou mais de dez vezes em janeiro na comparação com dezembro. No mês passado, o CNJ foi notificado de cerca de 4.500 novas infecções — 43% desse total são de pessoas presas e 57%, de equipes que trabalham nas prisões. Em dezembro tinham sido 431 casos. Desde agosto de 2021, segundo o órgão, os registros vinham se mantendo abaixo de mil por mês.

    Publicidade

    As hipóteses para o aumento são a circulação da variante ômicron, que se alastra com mais facilidade, a possibilidade de represamento de dados no final de 2021 que acabaram sendo repassados só em janeiro e o aumento da detecção em razão do aumento do número de testes realizados. Em janeiro, foram feitos 3.900 testes a mais do que em dezembro. Houve 19 mortes registradas por Covid-19 no sistema prisional em janeiro, somando 653 desde o início da pandemia (314 de pessoas presas e 339 de servidores). Especialistas apontam que, assim como no restante da população, pode haver subnotificação. Segundo o último levantamento do Depen (Departamento Penitenciária Nacional), a população prisional era de 820.689 pessoas em junho de 2021.

    Novos casos de Covid-19 no sistema prisional -
    Novos casos de Covid-19 no sistema prisional (CNJ/Divulgação)

    No sistema socioeducativo, que recebe adolescentes que praticaram atos infracionais, os casos também subiram: de 128 em dezembro para pelo menos 256 em janeiro. Foram registradas duas mortes de jovens por Covid-19 no mês passado, totalizando 117 desde o início da crise sanitária.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.