PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Bolsonarismo quer Dino de novo na Câmara, agora por causa das big techs

Ministro pediu apuração sobre práticas abusivas do Google e do Twitter contra PL das Fake News; seria a terceira vez que ele iria à Casa

Por Da Redação Atualizado em 2 Maio 2023, 12h40 - Publicado em 2 Maio 2023, 11h38

A deputada bolsonarista Bia Kicis (PL-DF) apresentou um pedido de convocação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para prestar esclarecimentos na Câmara sobre a apuração de práticas abusivas do Google e do Twitter.

Na noite de segunda-feira, 1º, o ministro pediu à Secretaria Nacional do Consumidor que analise a postura das empresas, que estariam direcionando os usuários a conteúdos negativos sobre o PL das Fake News e impulsionando materiais que desinformam sobre a proposta. 

“Considerando o princípio da pluralidade de ideias constitucionalmente garantido, não é cabível a pressão de uma investigação apenas por ser contrário ao mérito da proposta apoiada pelo governo atual”, diz o pedido de Kicis. A deputada não cita, no entanto, que o que configuraria prática abusiva não é o fato de as plataformas se posicionarem contra a proposta, mas sim a suposta manipulação de distribuição de conteúdo. 

Dino já foi prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados duas vezes desde que assumiu o cargo. No início de abril, foi convidado pela Comissão de Segurança Pública para explicar as mudanças na política de controle de armas do governo federal e esclarecer uma visita que fez ao Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. A sessão foi repleta de discussões, interrupções e brigas entre os deputados. Dino deixou a sala enquanto a oposição gritava “fujão”.

Parlamentares bolsonaristas têm feito barulho contra o PL das Fake News, que chamam de “PL da Censura”. A urgência do texto foi aprovada na terça-feira passada, permitindo que fosse votado nesta semana. Discordâncias sobre a proposta, no entanto, podem adiar a votação.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.