Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A ajuda de Bolsonaro ao irmão Renato, candidato à prefeitura em Registro

Ex-presidente vai participar de encontros na cidade na próxima terça-feira, 10; região do Vale do Ribeira é reduto da família Bolsonaro

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 5 set 2024, 15h05 - Publicado em 5 set 2024, 12h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Eleições
    Renato Bolsonaro ao lado do então presidente Jair Bolsonaro (Instagram/Reprodução)

    O ex-presidente Jair Bolsonaro está pronto para dar “uma mãozinha” na campanha do irmão caçula, Renato Bolsonaro (PL), à prefeitura de Registro. A cidade é a maior do Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo.

    Publicidade

    A expectativa é que o ex-presidente participe de encontros no município na próxima terça-feira, 10, para alavancar a candidatura de Renato. A região é um reduto da família Bolsonaro, que se instalou em Eldorado, município próximo, na década de 1960.

    Publicidade

    Atualmente, também concorrem à prefeitura de Registro o ex-deputado Samuel Moreira (PSD), que foi relator da Reforma da Previdência no governo Bolsonaro e que tem o apoio do cacique Gilberto Kassab, e a vereadora Sandra Kennedy (PT).

    Além do irmão famoso, Renato Bolsonaro faz questão de alardear o apoio que tem do atual prefeito, Nilton Hirota — que migrou do PSDB para o PL neste ano e “abriu mão” de disputar a reeleição –, do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e de nomes importantes do PL, como o cacique Valdemar Costa Neto, a deputada federal Rosana Valle e o presidente da Assembleia Legislativa (Alesp), André do Prado.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Aliados de adversários na disputa afirmam que, além de Renato e Samuel Moreira “disputarem” os votos do mesmo eleitorado de direita e de centro-direita, Registro tem a peculiaridade de, por ser uma cidade de menos de 200.00 habitantes, ter apenas um turno nas eleições para prefeito. Ou seja, o candidato com maior porcentagem de votos leva a vitória já em 5 de outubro. Daí, afirmam, a importância que se tem dado à figura de Bolsonaro na campanha do irmão.

    7 de setembro

    Além da agenda “conjunta” em Registro, os irmãos Bolsonaro devem fazer outra dobradinha dias antes, no ato que está sendo convocado pelo ex-presidente para o próximo sábado, 7 de setembro, na Avenida Paulista. Em fevereiro, Renato também participou do evento ao lado de Jair Bolsonaro no trio elétrico que reuniu dezenas de parlamentares e governadores.

    Publicidade

    O evento de agora tem sido alardeado como um ato “em defesa da democracia e da liberdade” e tem como principais reivindicações o pedido de anistia aos presos políticos do 8 de Janeiro e a pressão pelo impeachment de Alexandre de Moraes, relator do inquérito que apura os atos antidemocráticos no Supremo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.