No Enem, uma fotografia em preto e branco da pobreza
Apenas 3,1 milhões participaram, e somente 11,7% eram negros. A quantidade de isentos de taxa, por reconhecida pobreza, caiu 77%

O quadro de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma fotografia do avassalador processo de empobrecimento.
Apenas 3,1 milhões de estudantes participaram, menor número dos últimos 16 anos. E somente 11,7% eram negros, queda recorde em 12 anos.
Fica pior: o número de inscritos com isenção da taxa (R$ 85,00) por declaração de pobreza caiu 77% em relação ao ano passado.
Foram 1,4 milhão de estudantes isentos — 45% do total. Houve tempo em que de cada 100 inscritos 90 eram reconhecidos como pobres e, por isso, dispensados do pagamento de taxas.
Numa conta básica, uma despesa de R$ 85,00 equivale, hoje, a 85% do volume de dinheiro necessário para compra de um botijão de gás. A conta aumenta com o custo do transporte até o local da prova do Enem. É decisivo no orçamento de famílias pobres numa época de desemprego recorde, principalmente entre jovens negros, e com inflação crescente.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.