O triplex de Lula é triplamente imoral
Lula é dono de um tríplex no edifício Solaris, na praia do Guarujá (SP), com 297 metros quadrados, elevador interno, cobertura com piscina e sauna. João Vaccari Neto, tesoureiro do PT preso pela Operação Lava Jato por envolvimento no petrolão, também tem um apartamento no edifício. O Solaris foi uma das oito obras assumidas pela OAS depois da quebra da Cooperativa […]

Lula é dono de um tríplex no edifício Solaris, na praia do Guarujá (SP), com 297 metros quadrados, elevador interno, cobertura com piscina e sauna.
João Vaccari Neto, tesoureiro do PT preso pela Operação Lava Jato por envolvimento no petrolão, também tem um apartamento no edifício.
O Solaris foi uma das oito obras assumidas pela OAS depois da quebra da Cooperativa dos Bancários (Bancoop), entidade ligada ao PT que deu o golpe em 3000 mutuários em São Paulo, em 2006, quando era presidida por Vaccari.
Léo Pinheiro, o ex-presidente da OAS cujas anotações na prisão VEJA traz a público neste fim de semana, conta que a empreiteira incorporou prédios inacabados a pedido do então presidente Lula.
“Como é da natureza do capitalismo de estado brasileiro, as relações amigáveis são ancoradas em interesses mútuos”, diz a revista. “Pinheiro se orgulhava de jamais dizer não aos pedidos de Lula.”
VEJA então questiona:
“Por que o Solaris foi concluído, enquanto centenas de outros lesados pela Bancoop esperam em vão pela construção das unidades que compraram?”
A própria revista responde:
“Bem, o fato de Lula e Vaccari terem apartamentos no luxuoso Solaris explica as prioridades da OAS. Aos amigos, tudo.”
A Érico Oliveira, por exemplo, que não era amigo de Lula nem de Léo Pinheiro, nada.
Reproduzo abaixo um trecho da mensagem que recebi dele no dia da prisão da Vaccari:
“Hoje é um dos dias mais felizes de minha vida!!!!! Sou uma das milhares de vítimas da Bancoop, fundada pelo PT através do Sindicato dos Bancários e presidida por esse senhor por muito tempo.
Há 10 anos luto na justiça para ter a escritura de um imóvel que já paguei. Mas posso até me considerar um cara de sorte, já que mais de 3000 famílias não têm onde morar apesar de terem pago tudo o que deviam.
A Bancoop não terminou as obras, tentou cobrar sobrepreços ilegais e acabou por transferir para a OAS grande parte delas. Por que a OAS? O que a OAS ganhou como contrapartida?”
Ganhou a boa vontade do “chefe”, como Léo Pinheiro se referia a Lula, o maior abridor de portas nos esquemas do PT.
Felipe Moura Brasil ⎯ http://www.veja.com/felipemourabrasil
Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)