Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

Morre James Earl Jones, voz de Darth Vader nos cinemas, aos 93 anos

Ator foi um dos poucos nomes da indústria a faturar o título de Egot, conjunto das quatro maiores premiações dos EUA: Emmy, Grammy, Oscar e Tony

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 set 2024, 18h23 - Publicado em 9 set 2024, 18h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ator James Earl Jones em evento da Broadway em outubro de 2015
    O ator James Earl Jones em evento da Broadway em outubro de 2015  (Mike Pont/WireImage/Getty Images)

    O ator americano James Earl Jones, conhecido por interpretar a voz de Darth Vader na trilogia original da franquia de filmes Star Wars, morreu, nesta segunda-feira, 9, aos 93 anos, em sua casa em Nova York. A morte foi confirmada por representantes do artista ao Deadline. O ator foi um dos poucos artistas do mundo a faturar o Egot, conjunto das quatro maiores premiações dos Estados Unidos: Emmy (de TV), Grammy (música), Oscar (Cinema) e Tony (teatro). O astro também foi a voz de Mufasa no filme animado O Rei Leão de 1994 e no live-action de 2019.

    Publicidade

    Nascido em Arkabutla, Mississípi, em 17 de janeiro de 1931, James Earl Jones estreou na Broadway em 1957, atuando em centenas de peças e musicais. No cinema, atuou em filmes como Conan, o Bárbaro (1982), Um Príncipe em Nova York (1988), A Caçada ao Outubro Vermelho (1990), The Sandlot (1990), Jogos Patrióticos (1992) e Quebra de Sigilo (1992).

    Publicidade

    Em 1971, Jones foi indicado ao Oscar de melhor ator por seu trabalho em A Grande Esperança Branca (1970). O ator recebeu um Oscar honorário da Academia na cerimônia de 2012. Em 1972, ele faturou um Grammy de melhor álbum falado por Great American Documents. No Emmy, o ator foi indicado oito vezes, vencendo em duas ocasiões: uma como melhor ator em série dramática em Gabriel’s Fire (1990-1991), e a outra como coadjuvante em minissérie por Heat Wave (1990).

    Por seu trabalho na Broadway, o ator recebeu quatro indicações no Tony Award de melhor ator em peça, conquistando duas estatuetas por A Grande Esperança Branca (1969) e Fences em 1987. Ele ainda levou um Tony especial da cerimônia de 2017.

    Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.