Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Em Cartaz Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Raquel Carneiro
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

De ‘Hot Wheels’ a ‘Polly’: o multiverso da Mattel após ‘Barbie’

A fabricante de brinquedos planeja trazer outros produtos para as telas – além de uma franquia inteira da boneca loira

Por Gabriela Caputo Atualizado em 26 jul 2023, 19h31 - Publicado em 26 jul 2023, 18h11

Barbie está em cartaz nos cinemas há menos de uma semana e já alcançou números estonteantes nas bilheterias, no Brasil e internacionalmente. Mas os planos da Mattel, fabricante da icônica boneca e de diversos outros brinquedos famosos, são ambiciosos: nos próximos anos, a empresa promete dominar Hollywood, apostando todas as fichas em histórias baseadas em seus produtos para as telas — seu próprio “multiverso cinematográfico”. Já estão em desenvolvimento nada menos que 14 tramas, comandadas por diferentes estúdios e encabeçadas por criativos renomados da indústria. Além disso, um dos planos mais contundentes da companhia é transformar Barbie em uma franquia com outros títulos subsequentes, explorando os diversos elementos de seu mundinho cor-de-rosa particular.

Um dos destaques da longa lista é uma comédia familiar da boneca em miniatura Polly Pocket, protagonizado por Lily Collins (Emily in Paris) e dirigido por Lena Dunham (Girls). Já os populares carrinhos Hot Wheels ganharão vida com uma produção de J.J. Abrams, conhecido principalmente pelo trabalho com Star TrekStar Wars. Curioso também é um longa de Barney, o dinossauro roxo, que promete uma abordagem surrealista sob os cuidados do ator Daniel Kaluuya (Corra!). O pacote ainda integra narrativas inspiradas nos brinquedos Rock ‘Em Sock ‘Em Robots (com Vin Diesel), Major Matt Mason (com Tom Hanks) — um action figure astronauta –, as bonecas American Girl e o jogo de cartas UNO.

Trata-se de um projeto antigo da Mattel para os cinemas, que tomou fôlego em 2018, quando a empresa enfrentava uma queda nas vendas de brinquedos e contratou Ynon Kreiz como novo CEO. O executivo chegou com a missão de estruturar a ideia, e investir com tudo no negócio da propriedade intelectual. A fórmula já está desenhada: ao aproveitar do sempre rentável apelo nostálgico, temperando-o com parcerias com mentes criativas de alta patente, a Mattel pretende trazer uma dose de frescor para um entretenimento hoje saturado por filmes de heróis e live actions repetitivos — e cada vez mais enfadonhos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.