Chegou o 4.4: VEJA por apenas 4,40
Imagem Blog

Educação em evidência

Por João Batista Oliveira Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O que as evidências mostram sobre o que funciona de fato na área de Educação? O autor conta com a participação dos leitores para enriquecer esse debate.

Levando a educação a sério

A escola é um direito, mas também um dever que precisa ser levado a sério no Brasil.

Por João Batista Oliveira 17 dez 2018, 18h09 • Atualizado em 17 dez 2018, 18h15
  • O fato é real: uma família brasileira, com filhos numa escola primária da Inglaterra, decidiu passar o Natal no Brasil. Só que lá agora não é período de férias. E frequentar escola é assunto sério. Se for faltar tem que avisar. Resultado: os alunos foram autorizados a faltar, mas a família pagou uma multa – cara para qualquer bolso. A multa é estabelecida pelo Conselho Escolar, com base na gravidade da falta. Poucas são as faltas justificáveis sem multa – esticar feriados ou visitar o país natal não é uma dessas. E tem mais: há incentivo para quem é pontual e penalidades para a família do aluno que chega atrasado. “God save the Queen!”.

    Mas não é só a rainha. Esta é uma tendência em outros países, e em grande parte é uma resposta à imigração: se é para integrar os imigrantes à cultura, é importante que eles aprendam a obedecer e seguir os padrões locais.

    A mensagem para a sociedade é clara: a escola é um direito, mas também é um dever e tem uma finalidade própria. E, sendo um dever, é devido: precisa ser levada a sério. O governo valoriza o seu investimento ao cobrar do usuário pelo serviço que foi oferecido e não foi usado. Ao faltar à escola, a família está desperdiçando recursos públicos. Se usar, é de graça. Se não usar, paga.

    Estamos longe de instituir um sistema como esse no Brasil: a cultura patrimonialista e a Constituição dos direitos não ajudam. Mas já será um avanço se, em vez de insistirmos apenas na tecla da educação como direito, começarmos, em casa, na escola e na sociedade, a lembrar e a cobrar de todos que educação é também um dever. Isso vale da pré-escola à pós-graduação. Vale para a frequência diária. Vale para a pontualidade. Vale para o dever de casa. Vale para o uso do uniforme. Vale para os materiais levados e usados no dia-a-dia. Vale para a disciplina e para o respeito dentro da escola.

    Como dizia minha avó, é de pequenino que se torce o pepino.

     

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

    MELHOR OFERTA

    Digital Completo