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Educação em evidência Por João Batista Oliveira O que as evidências mostram sobre o que funciona de fato na área de Educação? O autor conta com a participação dos leitores para enriquecer esse debate.
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Escola em tempo integral: muitas promessas e pouco debate

O que mais importa não é o tempo, é o uso do tempo. O tempo bem usado vale muito mais do que muito tempo mal usado.

Por Da Redação Atualizado em 30 jul 2020, 21h29 - Publicado em 25 out 2016, 07h14
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  • Veja o paradoxo: é óbvio, parte do senso comum, que quem estuda mais aprende mais. E as evidências mostram isso. Claro que há pessoas superdotadas que aprendem muito estudando pouco. Mas isso é raro – menos de 1% das pessoas são assim. O resto delas é como nós – tem que se esforçar para aprender. Isso vale para todos os indivíduos, em qualquer país.

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    Por outro lado, quando examinamos as estatísticas dos países com melhores níveis educacionais, nós observamos que o tempo que os alunos passam na escola e fazendo deveres de casa não tem muita relação com o desempenho médio desses países. A maioria dos países oferece cerca de 800 e podem chegar a 900 nas séries mais avançadas. Os que oferecem muito mais do que isso não têm médias melhores. O mesmo se aplica ao tempo que os alunos passam fazendo deveres de casa. De novo: isso se aplica ao conjunto dos alunos, não a alunos individualmente.

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    Que lições podemos extrair dessas informações – aparentemente contraditórias? Há duas lições importantes.

    Primeira lição: o que mais importa não é o tempo, é o uso do tempo. O tempo bem usado vale muito mais do que muito tempo mal usado. Nos países desenvolvidos, normalmente se aproveita de 85 a 90% do tempo de aula na sala, no Brasil se aproveita menos de 60%.

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    Segunda lição: estudar é importante, muito importante. Mas estudar não significa apenas ter aulas. O aluno precisa ter tempo para pensar e para fazer outras coisas – especialmente coisas que sejam de seu interesse, pois nem tudo que é preciso estudar na escola interessa aos alunos. É preciso equilíbrio.

    Portanto, antes de pensar em escolas de tempo integral é preciso aumentar o uso do tempo dentro da escola – e nos deveres de casa. Mas, se o prefeito quer fazer escolas de tempo integral, é preciso criar espaços adequados para o aluno passar o dia inteiro fazendo atividades escolares e outras que contribuam para a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento. Escola de tempo integral não deve ser sinônimo de aula o dia inteiro. Nem sinônimo de fazer um puxadinho no outro turno. Mais de dois bilhões de reais foram gastos com um programa chamado “Mais Educação” – e não houve qualquer impacto na melhoria do desempenho dos alunos. Como os recursos das prefeituras são limitados, é preciso pensar duas vezes antes de avançar nessa direção.

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