
A conversa marcada pela direção do PSDB na semana que vem com o ex-governador João Doria é puro teatro, cujo pano de fundo é uma cerimônia do adeus à candidatura dele à Presidência da República.
Nesse encontro, será dada a chance a Doria de propor uma saída – honrosa ou desonrosa, dependerá –, pois na prática está decidido o apoio ao nome da senadora Simone Tebet, numa aliança dos tucanos e do Cidadania com o MDB.
A pesquisa encomendada para saber qual dos dois reuniria melhores condições de concorrer é mero detalhe. A decisão seguirá as normas da política e, por essas, Doria está rifado dentro do PSDB. Se insistir em concorrer, não terá dinheiro do Fundo Eleitoral e ainda correrá sério risco de ser derrotado na convenção daqui a dois meses.
Para se precaver da intenção do ex-governador de recorrer à Justiça, a direção do partido ouviu especialistas no ramo que asseguraram: na escolha de candidatos, a convenção é soberana, enquanto prévias são atos preparatórios de consulta.
E por que a certeza de que Doria perde na convenção? Porque se baseia no fato de que a maioria dos deputados aliados ao então governador nas prévias deixou o partido na janela partidária de março último, e os que ficaram hoje são contra a candidatura dele por temerem efeito negativo da rejeição do eleitorado ao ex-governador.
Entre eles, os parlamentares ligados ao atual governador de São Paulo e candidato à reeleição, Rodrigo Garcia.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)