Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Cidades sem Fronteiras Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Mariana Barros
A cada mês, cinco milhões de pessoas trocam o campo pelo asfalto. Ao final do século seremos a única espécie totalmente urbana do planeta. Conheça aqui os desafios dessa histórica transformação.
Continua após publicidade

Salão de Frankfurt indica apostas das montadoras para as cidades: carros autônomos e bicicletas

A francesa Peugeot Citroën oferece parceria a Apple e Google e exibe bikes elétricas

Por Mariana Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 jul 2020, 00h28 - Publicado em 17 set 2015, 08h34

 

Bicicleta dobrável com modo elétrico da Peugeot, feita para trajetos urbanos

Bicicleta dobrável com modo elétrico da Peugeot, feita para trajetos urbanos

A montadora francesa PSA Peugeot Citroën aproveitou o Salão do Automóvel de Frankfurt para fazer valer o ditado de que, se não pode vencer seu inimigo, junte-se a ele. De um lado, se colocou à disposição para fabricar carros inteligentes em parceria com as empresas do Vale do Silício. De outro, mostrou que pode ir muito além da produção de automóveis e exibiu seu portfólio de bicicletas, motos e até patinete. As iniciativas demonstram o quanto a visão das próprias montadoras sobre a fabricação de carros e dinâmica urbana está mudando. Em poucos tempo, o impacto disso poderá ser sentido no cotidiano das cidades.

Apple e Google vêm quebrando a cabeça para produzir o que nunca produziram antes: automóveis. Os modelos que desenvolvem são autônomos, ou seja, capazes de se locomover sozinhos. Serão equipados com sistemas de bordo semelhantes ao Waze, ou seja, o carro buscará por conta própria os melhores caminhos sem que ninguém a bordo precise fazer nada.  Em entrevista ao jornal Financial Times, o executivo-chefe da PSA Peugeot Citroën Carlos Tavares afirmou que, “se as empresas de tecnologia querem algo relacionado à mobilidade, eles vão concluir naturalmente que é melhor fazer parceria com alguém”. E acrescentou: “Então, estamos abertos para uma parceria com uma dessas empresas.”

Continua após a publicidade

A montadora anunciou ainda que a linha de bicicletas HYbrid-Bikes, com modo elétrico embutido, começará a ser vendida no final deste ano. Os modelos são dobráveis e criados para completar trajetos urbanos como ir de casa à estação de metrô. Há ainda lançamentos de scooters de duas e três rodas.

A Peugeot chegou ao início desvinha de uma sequência de queda de vendas. Agora, acumula um pequeno crescimento de 3,9% nas vendas. O caminho da recuperação plena pode estar além do automóvel.

Peugeot-AE21-Hybrid-Bike-03

Continua após a publicidade

Por Mariana Barros

>> Acompanhe o Cidades sem Fronteiras no Facebook // Siga no Twitter// E no Instagram

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.