O governador da Bahia, Rui Costa (PT), que tenta a reeleição, tem consolidado o favoritismo na eleição deste ano. Ele saltou dez pontos percentuais nas intenções de votos. Segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (18), o petista tem, hoje, 60%, contra 7% do principal adversário, José Ronaldo (DEM), que é aliado do presidente nacional do DEM e prefeito de Salvador, ACM Neto.
No dia 22 de agosto, o Ibope apontou que Rui Costa tinha 50%, contra 8% do democrata. Se o resultado for confirmado, o PT vai emplacar a quarta vitória consecutiva no estado.
Candidato do PRTB, João Henrique caiu de 3%, no primeiro levantamento, para 2%. Marcos Mendes (PSOL) foi de 2% para 1%. Já os postulantes João Santana (MDB), Célia Sacramento (Rede) e Orlando Andrade (PCO) permaneceram com 1%.
Os números de votos brancos e nulos caíram de 22% para 17%. Já os eleitores que dizem não saber ou não responderam passaram de 12% para 10%. A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia, afiliada da TV Globo. O levantamento ouviu 1.008 eleitores entre 15 a 17 de setembro. A margem de erro é de 3%, e o nível de confiança, de 95%. A pesquisa foi registrada sob o número BA-01723/2018 e BR-03445/2018.
Senado
Na briga pelo Senado, o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), manteve a liderança e subiu de 34% para 41% das intenções de votos.
Já o candidato oposicionista Irmão Lázaro (PSC) oscilou de 23% para 22%. Da base petista, Angelo Coronel (PSD) ultrapassou Jutahy Magalhães Júnior (PSDB). No levantamento de agosto, o postulante governista tinha 7% e, agora, tem 15%. O tucano caiu de 14% para 11%.
Jorge Viana (MDB) e Fábio Nogueira (PSOL) têm 4% cada um. Marcos Maurício (DC) e Comandante Rangel (PSL) aparecem com 3%, cada um. Francisco José (Rede) e Adroaldo dos Santos (PSOL) registraram 1%, cada um. Celsinho Cotrim não pontuou.
Brancos e nulos para a primeira vaga somam 21%, e 32% para a segunda. Não sabe ou não responderam chegaram a 41%.