Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Alberto Carlos Almeida

Por Alberto Carlos Almeida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Opinião política baseada em fatos
Continua após publicidade

O ministro Toffoli explicita o desgoverno

A repentina ida de Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal é mais um ato de uma ópera bufa da qual somos espectadores sob o risco de contaminação

Por Alberto Carlos Almeida Atualizado em 11 Maio 2020, 18h21 - Publicado em 7 Maio 2020, 15h49

Bolsonaro dispensou o cabo e o soldado para fechar o Supremo Tribunal Federal (STF) e decidiu pressionar o presidente da corte acompanhado de empresários. Bolsonaro sabe que o STF deu autonomia a estados e municípios para decidirem sobre as políticas públicas de combate à pandemia, e que agora governadores e prefeitos caminham para decidir pelo lockdown. Bolsonaro tem medo desta medida, daí a ação intempestiva de ir ao STF e transmitir a reunião ao vivo sem que isso fosse combinado com Dias Toffoli.

O presidente do STF foi claro, ele disse que cabe ao Poder Executivo fazer tudo o que Bolsonaro foi demandar ao STF. É evidente que isso foi explicitar o desgoverno a que estamos submetidos.

Note-se que estamos na fase mais fácil do combate à pandemia e o governo Bolsonaro não sabe o que fazer. A fase mais fácil é caracterizada por medidas muito claras e conhecidas: isolamento social, eventualmente lockdown, higienização e uso de máscaras. A fase mais difícil e complicada estar por vir, que a lenta volta à vida normal, se é que isto será possível. Em suma, temos um governo incapaz de liderar o país no que diz respeito a medidas claras e consensuais, imagine então no momento seguinte quando será exigido modulação, sintonia fina, medidas incrementais e bem coordenadas.

Dias Toffoli sentiu falta do Ministro da Saúde na comitiva que Bolsonaro levou ao STF para lhe fazer a visita surpresa. Isso diz muito sobre a situação em que nos encontramos, e acerca do fato de nossas vidas e de nossos entes queridos estarem depositadas parcialmente nas mãos de Bolsonaro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.