Xangai quer se tornar principal centro espacial da China até 2025
O governo local pretende criar pólos de fabricação de foguetes reutilizáveis e satélites comerciais de baixo custo

De vilarejo de pesca a um dos principais portos da China, Xangai perdeu o status no pós-guerra, mas voltou a ser reconhecida recentemente como a capital do luxo no mundo. Agora, o governo local quer transformá-la também em um dos principais centros espaciais da região, com desenvolvimento de tecnologias específicas, incluindo foguetes reutilizáveis e satélites comerciais de baixo custo. Tudo isso até 2025.
A China se esforça para ser uma grande potência espacial até 2030, com várias cidades intensificando os esforços para avançar no desenvolvimento de satélites e foguetes. No ano passado, Shenzhen, cidade do sudoeste, ofereceu até 47 milhões de dólares em incentivos financeiros para projetos neste campo.
O país também está planejando uma nova estação espacial comercial na província insular de Hainan, no sul. E está construindo o quinto local de lançamento de foguetes na cidade portuária de Ningbo, província de Zhejiang.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.