Veja Digital - Plano para Democracia: R$ 1,00/mês

Vídeo: veja como seria o ‘córrego’ de Marte

A animação feita pela agência espacial americana mostra como seria um dos veios de água líquida durante os meses de verão

Por Da Redação Atualizado em 10 dez 2018, 09h42 - Publicado em 28 set 2015, 16h06

A Nasa anunciou nesta segunda-feira (28) que encontrou as maiores evidências até o momento da existência de água líquida em Marte. Ela estaria presente nos meses de verão (que em Marte tem temperaturas de 23°C negativos), em veios de cerca de 100 metros de comprimento que escorrem por crateras da superfície do planeta. Ao longo do inverno ela desapareceria. A fonte da água e sua composição ainda são desconhecidas pelos cientistas. A presença de água na forma líquida é uma das condições primordiais para o surgimento e desenvolvimento de vida.

Astrônomos encontram vidro em crateras de Marte

Os primeiros frutos de uma nova era da exploração espacial

A descoberta foi publicada no periódio Nature Geosciences e divulgada em uma entrevista coletiva pela Nasa. De acordo com o líder da pesquisa, Lujendra Ojha, do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos, as imagens da missão Mars Reconnaissance Orbiter (MRO, na sigla em inglês) junto a dados do espectro de luz do planeta revelaram que os veios escuros de Marte possuem sais hidratados, o que significa que a água tem um papel primordial para a formação dessas “estrias”.

Um dos lugares onde esses ‘córregos’ foram vistos é a Cratera Hale, que aparece na animação abaixo divulgada pela Nasa. Ela simula um sobrevoo por esse veio d’água, que equivale ao tamanho de um campo de futebol. As imagens mostram como seria a região durante os meses de verão, época que, possivelmente, apresenta água fluindo na forma líquida. Confira: