Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vídeo: Veja a capa da invisibilidade em ação

Na edição desta semana da revista 'Science', um grupo de cientistas americanos descreve a criação de um material microscópico que faz objetos ‘desaparecerem’. Confira a ‘mágica’

Cinco físicos americanos conseguiram, após dez anos de pesquisas, desenvolver um manto ultrafino que faz objetos desaparecerem. O surpreendente estudo ganhou a capa da revista Science desta semana e foi saudada pela comunidade científica como um incrível avanço na área dos metamateriais (elementos artificiais que possuem propriedades não encontradas na natureza). A capa da invisibilidade criada pelos pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, ainda é microscópica e esconde sob a luz apenas objetos do tamanho de células. Mas, de acordo com os autores, em um futuro próximo, ela poderá ganhar dimensões maiores.

Leia também:

Cientistas criam o material mais escuro do mundo

Com a ajuda do filho, físico cria ‘capa da invisibilidade’ barata

A mágica funciona por meio de nanoantenas de ouro, blocos minúsculos que foram dispostos sobre uma superfície semelhante a uma pele finíssima, com espessura de 80 nanômetros (1 nanômetro equivale a um milionésimo de milímetro). Assim que as ondas luminosas batem na superfície, são redirecionadas de tal forma que se tornam imperceptíveis. O material foi capaz de esconder um objeto de 36 micrômetros por 36 micrômetros (um micrômetro equivale à milésima parte do milímetro).

Ainda há algumas restrições para que o material funcione da mesma forma que as capas da invisibilidade da ficção, como a usada pelo bruxo Harry Potter na série de filmes – além de ser microscópica, não seria capaz de esconder objetos em movimento, como uma pessoa caminhando, e também não eliminaria as sombras, fortes indícios da presença de objetos sob a luz. Contudo é, finalmente, um estudo sério e confiável para o desenvolvimento de materiais que poderiam causas ilusões ópticas e realmente camuflar objetos sob a luz do dia.

Em um vídeo feito através do microscópio, os autores do estudo gravaram a capa da invisibilidade ocultando um objeto em formato de barras verticais. Confira:

(Da redação)