Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Veja como Plutão se transformou ao longo dos anos

Gif divulgado pela Nasa revela a evolução do conhecimento sobre o planeta anão nas últimas oito décadas

Um dia após a sonda New Horizons fazer uma aproximação histórica em Plutão, na última terça-feira, a Nasa divulgou uma montagem com as melhores imagens do planeta anão. O gif mostra a evolução das fotos, desde a primeira, que revelou a existência do corpo celeste em 1930 ao astrônomo Clyde Tombaugh, até as últimas, feitas pela New Horizons.

Leia também:

Nasa divulga novas fotos de Plutão

Sonda New Horizons sobrevive a rasante em Plutão

A maior parte das fotografias de Plutão foram feitas pelo telescópio Hubble, ao longo das duas últimas décadas. A sequência, que termina com as imagens mais recentes, divulgadas na última quarta-feira (15), demonstra a evolução do conhecimento sobre o corpo celeste.

O que era uma mancha fora de foco, nos limites do Sistema Solar, tornou-se um corpo celeste complexo, onde é possível observar as características da superfície, como depressões e montanhas de gelo. Esses detalhes, aliás, têm intrigando os astrônomos da Nasa. O primeiro zoom nas imagens da New Horizons, que mostra os amontoados de gelo, parece indicar uma inexplicável atividade geológica recente em Plutão – “recente” em termos cósmicos, pois devem ter por volta de 100 milhões de anos.

As informações sobre o corpo celeste, que devem ser enviadas aos poucos pela sonda, nos próximos dias, deverão ajudar os cientistas a elaborar teorias que expliquem o que as novas fotos mostram, afinal.

Confira a montagem:

Plutão

Plutão (/)

(Da redação)