Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Três tripulantes da ISS voltam à Terra

Módulo da nave russa Soyuz aterrissou com sucesso no Cazaquistão

O módulo da nave russa Soyuz TMA-08M, com três tripulantes a bordo, aterrissou com sucesso no Cazaquistão, informou o Centro do Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia. A cápsula, que trouxe de volta da Estação Espacial Internacional (ISS) os russos Pavel Vinogradov e Alexander Misurkin, e o americano Christopher Cassidy, aterrissou às 23h58 de Brasília desta terça-feira. Todo o processo de aterrissagem foi acompanhado por 12 helicópteros e três aviões.

A missão espacial dos tripulantes do Soyuz TMA-08M teve duração de 166 dias. A retirada dos cosmonautas da cápsula foi transmitida ao vivo pelo canal de televisão russo ‘Rossiya 24’. ‘Tudo está bem’, disse Vinogradov sorridente para as câmeras.

Durante sua estada na ISS, os cosmonautas russos realizaram quatro caminhadas espaciais, enquanto o americano esteve no exterior da estação em três ocasiões. A bordo da plataforma espacial ficaram ainda o cosmonauta russo Fyodor Yurchikhin, o italiano Luca Parmitano e a americana Karen Nyberg.

Depois que as naves americanas foram retiradas de serviço, as naves russas Soyuz são os únicos veículos utilizados para o transporte dos tripulantes da ISS. Inicialmente estava previsto que a plataforma orbital encerrasse suas atividades em 2015, mas Rússia e os outros 15 países-membros insistiram na importância de se prolongar sua vida útil, em grande medida porque sua construção ainda não foi completada.

Além de Rússia e Estados Unidos, 12 países-membros da União Europeia (UE), Japão e Canadá participam do projeto, com um custo aproximado de 100 bilhões de dólares.

(Com agência EFE)