Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Três astronautas da Estação Espacial Internacional retornam à Terra

Tripulantes estavam há quatro meses no espaço. Agora, restam três astronautas na Estação

Um cosmonauta russo, uma astronauta americana e um japonês da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) retornaram nesta segunda-feira, em uma cápsula russa Soyuz, à Terra depois de um período de quatro meses no espaço. Yuri Malenshenko, Sunita Williams e Akihiko Hoshide tocaram o solo, no Cazaquistão, no horário previsto, à 0 hora (horário de Brasília), informou o Centro Russo de Controle de Voos Espaciais (TSOUP).

Após o pouso da Soyuz, que aconteceu ao norte norte de Arkalik, na região central do Cazaquistão, os três tripulantes foram submetidos a exames médicos.

Os astronautas embarcaram em 15 de julho e chegaram à Estação para dar continuidade a cerca de 40 experimentos já em curso. Além disso, eles realizaram uma caminhada espacial que não estava prevista no programa de sua missão com o objetivo de fechar um vazamento de amoníaco em um radiador da ISS. Permanecem ainda na ISS os russos Oleg Novitski e Evgueni Tarelkine e o americano Kevin Ford. Eles chegaram à Estação no dia 25 de outubro.

(Com agência France-Presse)