Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Telescópio da Nasa enfrenta problemas a milhões de quilômetros da Terra

Kepler deveria voltar suas lentes para a Via Láctea e observar estrelas, mas não realizou a operação e entrou em "modo de emergência"

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 15h57 - Publicado em 11 abr 2016, 11h39

O telescópio Kepler, da Nasa, está em “modo de emergência” a 120 milhões de quilômetros da Terra, informou a agência espacial americana no domingo. Os engenheiros da Nasa descobriram que Kepler estava passando por dificuldades e se encontrava no nível operacional mais baixo da nave, conforme afirmou o chefe da missão do telescópio, Charlie Sobeck. “Tirar a nave do estado de emergência é uma prioridade para nossa equipe neste momento”, ressaltou o cientista.

A equipe encarregada por Kepler, que procura planetas habitáveis no espaço, estava enviando comandos para que o telescópio se voltasse para a Via Láctea, para observar milhões de estrelas em nossa galáxia. Kepler, no entanto, não foi capaz de se movimentar e entrou em estado de emergência. Apesar dos esforços, a grande distância que separa o telescópio da Terra dificulta os contatos e os torna muito lentos. Mesmo à velocidade da luz, um sinal demoraria 13 minutos para chegar até Kepler e voltar, segundo a Nasa.