Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Soyuz aterrissa com sucesso no Cazaquistão

Nave russa regressa com três tripulantes da estação espacial internacional. Próxima missão será em novembro

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 17h00 - Publicado em 16 set 2011, 02h00

Com três tripulantes a bordo, a nave russa Soyuz TMA-21 aterrissou nesta sexta-feira com sucesso nas estepes do Cazaquistão, informou o Centro do Controle de Voos (CCVE) da Rússia.

O módulo, que trouxe de volta da Estação Espacial Internacional (ISS) os cosmonautas russos Aleksandr Samokutiáyev e Andrei Borisenko e o astronauta americano Rolamd Garan, pousou por volta da 1h de Brasília.

O retorno da Soyuz TMA-21 estava previsto inicialmente para o último dia 8, mas foi adiado devido ao fracasso do lançamento do cargueiro russo Progress M-12M, que caiu em 24 de agosto.

Atualmente estão na ISS apenas três tripulantes: o americano Mike Fossum, o russo Sergei Vólkov e o japonês Satoshi Furukawa.

A próxima missão tripulada à estação partirá no próximo dia 14 de novembro. O comitê de controle da Estação Espacial, com representação de todas as agências que participam da ISS, decidiu retomar o programa de revezamento da tripulação após as conclusões apresentadas pela agência espacial russa sobre o acidente com o cargueiro.

(com Agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade