Clique e assine a partir de 8,90/mês

Quatro múmias de 1.600 anos são encontradas em Lima

Arqueólogos encontraram tumba de civilização pré-hispânica. Duas múmias podem ser de crianças sacrificadas

Por Da Redação - Atualizado em 6 Maio 2016, 17h13 - Publicado em 20 out 2010, 23h05

“É muito provável que os corpos do interior correspondam a crianças colocadas em forma de oferenda em companhia do ‘personagem’ principal” -Gladys Paz, arqueóloga

Quatro múmias em bom estado, três delas crianças, com 1.600 anos, foram encontradas no santuário de Pucllana, situada no distrito de Miraflores, em Lima (Peru). As informações foram divulgadas por um comunicado feito pelos arqueólogos responsáveis pela descoberta.

Os primeiros indícios foram descobertos há uma semana em tumbas da cultura pré-inca denominada Wari (500 a 1.000 d.C.).

Cris Bouroncle/AFP

múmia

A tumba tinha como cobertura 15 troncos de madeira, com comprimento de 1,5 e 1,7 metro. Sobre os troncos foi colocada uma esteira de totora e 36 tijolos de barro dispostos horizontalmente sem união ou argamassa entre eles. Ao redor dos fardos foram posicionadas as oferendas, que consistem em têxteis decorados, vasilhames de cerâmica, cestos de junco e espigas de milho.

Cris Bouroncle/AFP

múmia Lima

De acordo com os arqueólogos, é provável que as três múmias secundárias sejam de pessoas sacrificadas, o que demonstra que o personagem principal pertencia à elite Wari. “A tumba encontrada é semicircular e contém um fardo de 1,3 metro de diâmetro por 1,4 de altura, inclusive sua falsa cabeça feita de tecido”, disse o arqueólogo José Ccencho. O pesquisador disse ainda que o sexo dos cadáveres ainda não foi determinado.

Em 2005, os cientistas descobriram um fardo funerário na ‘huaca Pucllana’ de um personagem importante, junto com três crianças como oferendas humanas e seis túnicas intactas. A huaca Pucllana (centro cerimonial) pertenceu à cultura Lima (100 a 650 d.C.) e em seguida foi invadida e transformada em cemitério pelos Wari que conquistaram Lima.

Em 2001, foram encontrados nove esqueletos de mulheres que aparentemente foram oferecidas em sacrifício e em 1997, 50 múmias.