Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Projeto pretende listar todos os seres vivos do planeta

Cientistas acreditam que levantamento de todas as espécies possa ajudar na conservação da vida na Terra

Por Sabrina Brito Atualizado em 9 jul 2020, 14h59 - Publicado em 9 jul 2020, 14h58

Publicado no último dia 7 no periódico científico PLOS Biology, um novo artigo delineia a ideia de criar, de forma inédita, uma lista de todas as espécies do planeta. A relação incluirá animais, plantas, fungos e até mesmo micróbios.

Por mais difícil e demorada que a tarefa pareça ser, ela é essencial. Atualmente, não existe uma lista de todas as espécies que seja unânime entre a comunidade científica.

A elaboração desse levantamento pode ser útil para que organizações e governos consigam monitorar e proteger todos os seres vivos de forma mais sistemática e segura. Além disso, a publicação dessa lista pode acelerar e aprofundar o estudo sobre a biodiversidade da Terra.

De acordo com o artigo do último dia 7, o papel principal na construção do levantamento será dos taxonomistas. Eles serão responsáveis por dar a palavra final sobre o reconhecimento e a diferenciação de espécies, por exemplo.

Embora enfatizem a importância dessa relação, os autores do estudo reconhecem que listar os seres vivos existentes não fará com que a extinção de espécies desacelere. Contudo, afirmam, trata-se de um passo importante em nome da conservação.