Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Pesquisadores estudam ‘contágio do olhar’

Cientistas filmaram multidões para saber de que forma o comportamento de um indivíduo pode direcionar o olhar de um grupo

Por Da Redação
Atualizado em 6 Maio 2016, 16h39 - Publicado em 24 abr 2012, 13h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um grupo de pesquisadores estudou os fatores que influenciam o “contágio visual” em uma multidão, ou seja, de que forma um indivíduo pode influenciar o direcionamento do olhar de uma multidão em que está inserido. A pesquisa, publicada nesta segunda-feira na revista PNAS e realizada por um grupo de cientistas das universidades de Princeton (Estados Unidos), Oxford (Reino Unido) e Uppsala (Suécia), mostrou que fatores como a distância entre indivíduos, o contexto social e o sexo influenciam a tendência de contágio de olhar em uma multidão.

    Publicidade

    CONHEÇA A PESQUISA

    Publicidade

    Título original: Visual attention and the acquisition of information in human crowds

    Onde foi divulgada: revista PNAS

    Publicidade

    Quem fez: Andrew C. Gallup, Joseph J. Haleb, David J. T. Sumpterc, Simon Garniera, Alex Kacelnikb, John R. Krebsb e Iain D. Couzina

    Continua após a publicidade

    Instituição: Universidade de Princeton, Universidade de Oxford e Universidade de Uppsala

    Publicidade

    Dados de amostragem: multidão de 3 mil pessoas em dois pontos movimentados da cidade de Oxford, Reino Unido.

    Resultado: Fatores como contexto social, espaço, distância e sexo influenciam no contágio visual que um indivíduo provoca em uma multidão

    Publicidade

    Já se sabia que a atenção visual de multidões é algo contagiante, mas não sabia de que forma um único indivíduo poderia desencadear reações em um grupo de pessoas.

    Continua após a publicidade

    Para investigar esses fatores, os pesquisadores fizeram filmagens com uma câmera localizada em um ponto alto, onde os participantes eram vistos por cima de suas cabeças. Participaram do estudo 3 mil pedestres de dois locais lotados de Oxford: uma rua de lojas e uma estação de trem.

    Publicidade

    A primeira parte do experimento foi realizada em uma rua comercial onde um voluntário ficou parado e olhou para o alto por um período de um minuto. Na segunda etapa do estudo, realizada tanto em uma estação de trem quanto na rua do comércio foi analisado o comportamento da multidão quando os voluntários: se comportaram de forma padrão ou tinham atitudes atípicas como desenhar um mapa no ar, fazer anotações em um bloco ou fingir filmar o cenário disfarçadamente.

    Com base nas filmagens, os autores analisaram o comportamento dos pedestres e relataram que, embora eles aparentassem seguir o olhar dos outros, não houve um ponto para o qual a massa de indivíduos direcionasse sua atenção em resposta ao estímulo do experimento, reduzindo a probabilidade de contágio de olhar.

    Comparando as reações da multidão nos dois experimentos, os pesquisadores concluíram que fatores como distância, características espaciais e contexto social do local influenciam o direcionamento do olhar de multidões. Em geral, pedestres em locais lotados tendem a direcionar seu olhar para pessoas que tenham algum comportamento atípico que estejam em uma faixa de 2 metros de distância.

    Continua após a publicidade

    Essas descobertas podem ajudar os pesquisadores a entender melhor a relação entre comportamentos individuais e lotados, de acordo com os autores.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.