Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Pesquisa revela benefícios de ler para crianças internadas

Ao final de curtas sessões de leituras, elas afirmam sentir menos dor e ser mais positivas

Por Sabrina Brito 10 jun 2021, 17h23

Um novo estudo, coordenado pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino e pela Universidade Federal do ABC em parceria com a Associação Viva e Deixe Viver comprovaram as vantagens de se realizar sessões de leitura com crianças internadas em hospitais. A pesquisa foi publicada no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences.

O trabalho revelou que leituras de até 30 minutos têm efeitos significativos sobre crianças de 2 a 7 anos internadas em unidades de terapia intensiva. Após a sessão, elas afirmaram sentir menos dor e mais confiança, além de enxergar seu tratamento de forma mais positiva.

O estudo contou com a participação de 81 crianças internadas no Hospital São Luiz Jabaquara, em São Paulo. Todas elas apresentavam problemas respiratórios.

Entre elas, 41 formaram um grupo que tinha contato com contadores de história voluntários da Associação Viva e Deixe Viver de 25 a 30 minutos. Os outros jovens participavam de jogos com enigmas e perguntas durante mesmo tempo.

Continua após a publicidade

Posteriormente, os pesquisadores coletavam amostras de saliva de cada criança, por meio das quais eles poderiam verificar as oscilações de substâncias como cortisol (ligada ao estresse) e ocitocina (relacionada à felicidade e empatia) antes e depois das sessões. Além disso, os jovens respondiam a questões sobre como se sentiam após as atividades.

Como resultado, os cientistas descobriram que ambos os grupos foram beneficiados pelas interações. Contudo, o grupo envolvido com a leitura de histórias apresentou resultados duas vezes melhores.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.