Clique e assine a partir de 9,90/mês

Pegadas de ancestrais humanos são descobertas na França

Rastros teriam sido deixados por um grupo de mais de dez jovens há dezenas de milhares de anos

Por Sabrina Brito - Atualizado em 12 Sep 2019, 19h30 - Publicado em 12 Sep 2019, 18h37
Uma das pegadas deixadas por nossos ancestrais há cerca de 80 mil anos Dominique Cliquet/AFP/Getty Images

Na costa da França, cientistas encontraram 257 pegadas bem preservadas de neandertais, espécie de ser humano que viveu de 400 mil a cerca de 28 mil anos atrás. Os rastros, de acordo com os pesquisadores, parecem ter sido deixados por um grupo de dez a treze indivíduos, sobretudo crianças e adolescentes, há aproximadamente 80 mil anos.

As pegadas foram preservadas pelo solo lamacento e pela areia depositada sobre ele. Apesar de ter sido descoberto na década de 60, o sítio arqueológico que abriga os rastros só pôde ser explorado recentemente, com ajuda de financiamento governamental.

O estudo reforça a ideia de que os neandertais eram os únicos hominídeos presentes na Europa na época. O Homo sapiens, por exemplo, só chegaria ao continente cerca de 35 mil anos depois. Além das marcas de pés, foram encontradas também evidências de ferramentas e de carnificina animal.

Outra curiosidade trazida pela pesquisa é de que os neandertais podem ter sido mais altos do que se pensava. Embora a estimativa atual seja de que esses nossos ancestrais tinham entre 1,5 e 1,6 metro de altura, algumas das pegadas deixadas na França pertenciam a um indivíduo de aproximadamente 1,75 metro.