Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Onda de calor deve provocar temperaturas de até 40°C em cinco estados

Com "alerta de perigo", Inmet aponta que os termômetros devem subir até 5°C acima da média no Sul e Sudeste; no Norte e Nordeste, há previsão de chuva

Por Da Redação Atualizado em 8 Maio 2024, 12h28 - Publicado em 12 mar 2024, 12h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma onda de calor vai afetar áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul nos próximos dias e deve elevar as temperaturas máximas até 5°C acima da média. Em algumas regiões, os termômetros podem registrar mais de 40°C. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um “alerta de perigo“, válido até sexta-feira, 15. O alerta é feito quando há persistência do padrão climático de 3 a 5 dias consecutivos.

    O calor é provocado por um bloqueio atmosférico que impede o avanço de frentes frias. Embora o fenômeno El Niño já tenha passado do pico, registrado no final do ano passado, ele continua influenciando o clima. Ao manter o ar seco e impedir a formação de nuvens, as temperaturas naturalmente sobem. O El Niño deve acabar em meados de abril e o clima deve retornar à neutralidade. Até lá, seu impacto continuará sendo sentido.

    Em outras regiões, no entanto, são esperadas chuvas e vendavais. De acordo com boletim do Inmet divulgado na manhã desta terça-feira, 12, há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm/dia e ventos que podem chegar à velocidade de 40 a 60 quilômetros por hora. As áreas afetadas incluem as regiões metropolitanas do Recife, de Belo Horizonte e Belém, além do sudoeste de Mato Grosso, Agreste de Pernambuco, norte do Amapá, noroeste de Minas Gerais, Sul da Bahia e litoral norte do Espírito Santo.

    Ainda de acordo com o Inmet, a precipitação elevada é resultado da combinação do calor e alta umidade, além da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que continua influenciando as instabilidades no extremo norte do País. Segundo o Instituto, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores e descargas elétricas é baixo. Mesmo assim, recomenda-se evitar buscar abrigo embaixo de árvores e estacionar veículos sob placas de propaganda e postes de iluminação.

    *Com Agência Brasil

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.