Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nasa remarca missão que levará robô a Marte para maio de 2018

Segundo a agência espacial americana, o pouso do robô InSight no solo do planeta vermelho está previsto para 28 de novembro de 2018

A Nasa informou na última quarta-feira que remarcou para 5 de maio de 2018 a missão que levará o robô InSight para estudar o solo de Marte. Segundo a agência espacial americana, o pouso em solo do planeta vermelho está previsto para 28 de novembro de 2018. O lançamento do robô estava marcado para o último 4 de março, mas foi suspenso em dezembro de 2015.

O adiamento ocorreu devido a problemas em uma câmara de vácuo que abriga um sismômetro, item projetado para medir movimentos de terra tão pequenos quanto o diâmetro de um átomo. O componente, imprescindível para o sucesso da missão, foi fornecido pelo Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES). A Nasa e o CNES vão reconstruir a câmara e testá-la durante 2017. Os custos do atraso de dois anos da missão estão sendo averiguados pela equipe da Nasa e devem ser divulgados em agosto.

Leia também:

Nasa revela detalhes da colonização de Marte

Como construir as primeiras casas em Marte

“A busca por compreender o interior de Marte tem sido um objetivo de longa data de cientistas planetários. Estamos animados por estar de volta com uma data de lançamento, agora em 2018”, disse John Grunsfeld, administrador associado para as missões científicas da agência espacial americana.

Missão InSight – A InSight é a primeira missão destinada a estudar a estrutura interior de Marte para esclarecer como o planeta evoluiu geologicamente ao longo dos seus 4,6 bilhões de anos.

Além disso, mais do que uma missão para Marte, a InSight também tem como objetivo abordar uma das questões mais fundamentais da ciência dos planetas do Sistema Solar: a compreensão dos processos que moldaram os planetas rochosos – incluindo a Terra.

Segundo a Nasa, Marte é o planeta que possui o interior geologicamente mais parecido com a Terra, fundamental para a realização do estudo profundo dos processos de formação dos planetas do Sistema Solar.

(Da redação)