Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nasa divulga primeiras imagens feitas por satélite em órbita de Mercúrio

Depois de seis anos viajando no espaço, Messenger começa a enviar fotografias da superfície do planeta

A Nasa divulgou nesta terça-feira (29) a primeira foto tirada da superfície de Mercúrio pela sonda orbital americana Messenger. É a primeira imagem feita por uma nave espacial em órbita do planeta mais próximo do Sol.

No total, a Messenger registrou 363 imagens durante mais de seis horas. As outras fotos serão exibidas nesta quarta-feira, durante entrevista coletiva concedida pela agência espacial americana.

Perto do Sol – Depois mais de seis anos de viagem, a sonda Messenger entrou na órbita de Mercúrio no dia 17 de março. É a primeira nave a orbitar o planeta. O orbitador está em uma órbita de 12 horas sobre o planeta a uma altitude mínima de 200 quilômetros. A Messenger está a 46,14 milhões de quilômetros do Sol e a 155,06 milhões de quilômetros da Terra.

A nave está equipada com nove instrumentos científicos. Entre seus objetivos, estão mapear o planeta, determinar sua composição e sondar sua evolução geológica. É a primeira vez que todos os planetas rochosos do Sistema Solar – além da própria estrela – estão sob o monitoramento constante de satélites (Mercúrio, Vênus e Marte) e mesmo jipes-robôs (Marte).

A Messenger é sucessora da Mariner 10, única sonda que já havia se aproximado de Mercúrio, nos anos 70. A Mariner foi programada para fazer três passagens pelo planeta – mas fez as três pelo mesmo lado, e por isso mais da metade de Mercúrio nunca foi observada. É a missão que a Messenger começa agora cumprir.

(com Agência France-Presse)