“Tudo caminha bem conforme nos aproximamos da data de lançamento de 30 de abril”
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A agência espacial americana (Nasa) divulgou na última segunda-feira que a empresa americana SpaceX deve fazer em breve o primeiro voo privado, não-tripulado, à Estação Espacial Internacional (ISS). De acordo com a agência, são grandes as possibilidades de realizar o lançamento de uma cápsula de carga não tripulada no próximo dia 30.
O primeiro voo estava inicialmente previsto para março, mas foi adiado para a realização de novos testes para garantir mais segurança e sucesso.
A declaração foi feita por Bill Gerstenmaier, responsável pelos programas espaciais da Nasa, após uma reunião de mais de quatro horas realizada no Centro Espacial da Nasa em Houston, Texas. O encontro reuniu os responsáveis da agência americana pela missão e a empresa Space Exploration Technologies (SpaceX). “Tudo caminha bem conforme nos aproximamos da data de lançamento de 30 de abril”, disse Gerstenmaier, que também advertiu que ainda há muito a ser feito antes da partida.
Infográfico: A próxima geração de naves espaciais
O especialista informou que há uma nova reunião prevista para o dia 23 de abril, quando será feita uma revisão dos preparativos para o primeiro voo de testes da cápsula Dragon da SpaceX, antes do lançamento definitivo. O lançamento da cápsula Dragon, propulsada pelo foguete Falcon 9 da SpaceX, está previsto a partir da base aérea de Cabo Canaveral, Flórida, próximo ao Centro Espacial Kennedy, da Nasa.
Se tudo acontecer conforme planejado, a cápsula Dragon, que pesa cerca de seis toneladas e mede 5,2 metros de altura e 3,6 metros de diâmetro, será a primeira nave espacial privada a se acoplar à ISS.
Detalhes do voo – A Dragon, antes do acoplamento, vai sobrevoar a ISS a uma distância de 2,5 quilômetros antes de se aproximar da estação.
Concluída a missão, a Dragon vai se desacoplar e voltar para a Terra. Sua aterrissagem está prevista para acontecer no Oceano Pacífico próxima à costa da Califórnia.
Elon Musk, fundador da SpaceX, reconheceu durante uma coletiva de imprensa a dificuldade de um acoplamento entre duas naves espaciais, enquanto a ISS e a Dragon avançam cada uma a 27.000 quilômetros por hora. “Acredito que é importante perceber que é complicado”, disse.
O especialista disse estar cautelosamente otimista sobre as possibilidades de êxito do acoplamento, afirmando que a SpaceX já lançou o Falcon 9 com sucesso em duas ocasiões, além de colocar em órbita o Dragon e retorná-lo à atmosfera terrestre em 2010, um marco para o setor privado.
Em caso de falha, o SpaceX prevê um segundo voo de testes à ISS.
Novos caminhos – Com o fim do programa de ônibus espaciais dos Estados Unidos, que ajudaram a construir a Estação Espacial Internacional, a Nasa aposta agora no setor privado para realizar a menor custo o abastecimento e transporte de astronautas à estação orbital.
A ideia é que, a partir de agora, a agência espacial americana se dedique totalmente à exploração do espaço profundo.
Para o envio de carga à ISS, a Nasa selecionou, além da SpaceX, a Orbital Sciences Corporation, sob um contrato estimado em 3,5 bilhões de dólares. A Nasa também distribuiu 270 milhões de dólares às empresas consideradas mais promissoras para o transporte de astronautas: Boeing, Sierra Nevada e Blue Origin. Desde o último voo de um ônibus espacial, em julho de 2011, a Nasa depende, ao menos até 2015, das naves russas Soyuz para transportar astronautas à ISS.
(Com agência France-Press)