Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mars Trek: o site para explorar a superfície de Marte

A página criada pela Nasa, semelhante ao Google Earth, traz imagens do Planeta Vermelho captadas por diversas missões espaciais. A agência espacial também anunciou quem são os astronautas que participarão dos primeiros voos comerciais ao espaço

A Nasa anunciou, na quinta-feira (9), um site para quem quer explorar Marte do computador de casa. O Mars Trek permite uma viagem pela superfície do planeta vermelho com um mapa interativo semelhante ao Google Earth. As imagens do corpo celeste foram colhidas em missões da agência espacial, como a Mars Reconnaissance Orbiter (MRO).

Para conhecer a novidade, basta acessar o site (marstrek.jpl.nasa.gov) em computadores ou dispositivos móveis. Mas, para que a página funcione melhor, a conexão de internet deve ter velocidade alta, já que a exploração do Mars Trek funciona em 2D e em 3D.

Leia também:

Rosetta volta à ativa em busca de sinais do robô Philae

Conheça os objetos curiosos que mandamos para o espaço

Quem se interessa pelas missões no planeta não pode deixar de conhecer a função “Bookmarks”, que revela locais de importância histórica, como o local de pouso da sonda Curiosity, realizado em agosto de 2012.

No site também é possível aprender a nomenclatura e outras características dos pontos “martegráficos” mais importantes do astro, como o diâmetro das crateras. No último mês de junho, cientistas encontraram vidro nesses buracos do Planeta Vermelho.

Os mais apaixonados por astronomia, além de explorar o site, ainda podem fazer o download de arquivos no formato de imagem.stl. Quem tiver uma impressora 3D, consegue fazer a impressão desses documentos, que reproduzem trechos de Marte, em modelos tridimensionais.

Voos comerciais – A Nasa anunciou na mesma data o nome dos quatro astronautas que poderão participar da primeira missão tripulada para Marte. Os três homens e uma mulher farão, primeiro, parte de voos comerciais para o espaço, em naves construídas por empresas privadas, como a Boeing e a SpaceX.

De início, os americanos Robert Behnken, Eric Boe, Douglas Hurley e Sunita Williams serão transportados em voos para a Estação Espacial Internacional (ISS), que devem acontecer até o fim deste ano. Para esse programa, a Nasa contará com a ajuda de empresas privadas para enviar suprimentos, e os astronautas, para a ISS.

Sunita, de 49 anos, é a mais experiente do grupo. A astronauta, que é capitã e pilota aeronaves da Marinha, passou 322 dias no espaço, acumulando três voos em naves espaciais e quatro expedições à ISS. Eric Boe, 50, e Robert Behnken, 44, são coronéis da Força Aérea e já viajaram em duas missões em ônibus espaciais. Já Doug Hurley, 48, coronel fuzileiro naval aposentado, pilotou duas missões para o espaço.

Para Charles Bolden, administrador da Nasa, “estes astronautas veteranos ilustres estão abrindo uma nova trilha – uma trilha que um dia vai colocá-los nos livros de história, e os americanos, com os pés em Marte”.

(Da redação)