Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Macaco obeso tailandês é resgatado e submetido a dieta

“Tio Gordo”, como foi apelidado pelos moradores locais, está três vezes acima do peso ideal. Ele era alimentado por turistas com comidas industrializadas

Por Da redação
Atualizado em 30 jul 2020, 20h44 - Publicado em 22 Maio 2017, 12h06

Um macaco com obesidade mórbida que foi resgatado em abril, na cidade de Bangcoc, na Tailândia, agora passa por uma dieta restrita para conseguir perder peso e retornar à vida selvagem. As autoridades tailandesas decidiram ir atrás de “Tio Gordo” (“Uncle Fat”, em inglês), apelido que o primata recebeu dos moradores locais, porque, em vez de pesar nove quilos como os outros de sua espécie, o animal estava com 26 quilos – quase três vezes o valor de seu peso ideal. O macaco ganhou peso quando começou a ser alimentado regularmente com comidas industrializadas oferecidas por turistas que visitavam a cidade, incluindo refrigerantes.

O acúmulo de gordura na barriga do macaco levou à formação de um tipo de tumor benigno. Para fazer com que ele desapareça, a dieta à qual Tio Gordo está sendo submetido se resume a duas porções diárias de 400 gramas de frutas, verduras e proteínas magras. As autoridades esperam poder devolvê-lo à natureza dentro de poucos meses. Os responsáveis pelo resgate contam que, no momento em que foram pegá-lo, perceberam que o primata era o líder de seu grupo e, mesmo com sua dificuldade de locomoção, continuava a comer graças a outros macacos levavam o alimento até ele. Assim como Tio Gordo, os outros membros do bando também compartilhavam do mesmo hábito de ingerir comidas pouco saudáveis.

Macacos obesos

Animais selvagens, principalmente macacos, costumam circular livremente em algumas partes da Tailândia, atraindo turistas que brincam e oferecem comidas. Tio Gordo, que acabou comendo mais desses alimentos industrializados do que deveria, está agora em uma condição crítica por causa da doença e do risco de outras complicações que ela pode trazer, como problemas no coração e diabetes.

As autoridades acreditam que o macaco tenha entre 10 e 15 anos. Para impedir que outros casos como o de Tio Gordo aconteçam, as autoridades tailandesas pedem que os turistas não alimentem animais selvagens, uma vez que a obesidade é um problema causado exclusivamente pelo ser humano e, portanto, evitável.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.