Clique e assine a partir de 8,90/mês

Lembrar-se de um episódio leva ao esquecimento de outro, diz estudo

Para pesquisadores das universidades de Birmingham e de Cambridge, o esquecimento não é passivo, mas fruto do nosso hábito de reforçar certos pensamentos

Por Da Redação - Atualizado em 6 Maio 2016, 16h05 - Publicado em 17 mar 2015, 16h40

A recordação intencional e frequente de um episódio faz mais do que simplesmente despertar nossa memória. Na verdade, isso nos leva a apagar outras lembranças concomitantes às que insistimos em lembrar. A revelação é de um estudo publicado na segunda-feira no periódico Nature Neuroscience.

Cientistas das universidades de Birmingham e de Cambridge, na Inglaterra, chegaram a esta conclusão depois de fazer uma série de testes de memória com 24 voluntários. Em todas as etapas, o cérebro dos participantes foi monitorado por ressonância magnética.

No início da pesquisa, os cientistas mostraram aos voluntários imagens de pessoas famosas, objetos comuns e cenas variadas. Em seguida, os participantes foram treinados a associar a palavra “areia” a duas fotografias mostradas anteriormente: uma de Marylin Monroe e outra de um chapéu.

Os cientistas pediram que os voluntários se recordassem, particularmente, da primeira fotografia exibida em associação à palavra “areia” – a de Marylin. Em um experimento realizado quatro vezes, os participantes tinham de apertar um botão quando estivessem se lembrando da imagem da atriz ao olhar para a palavra “areia”. Isso se confirmou na maioria das vezes, e os pesquisadores concluíram que essa imagem se tornou a dominante do experimento.