Cientistas japoneses desenvolveram uma fórmula matemática capaz de prever o sucesso de um filme antes mesmo de seu lançamento. A explicação sobre o modelo foi publicada nesta sexta-feira no periódico New Journal of Physics.
Os autores, provenientes da Universidade Tottori (Japão), inicialmente queriam verificar como a discussão sobre filmes de sucesso se espalha nas redes sociais. Ao comparar esses dados com a receita que os filmes arrecadaram na bilheteria, eles perceberam uma grande semelhança entre a previsão e o faturamento real.
CONHEÇA A PESQUISA
Título original: The ‘hit’ phenomenon: a mathematical model of human dynamics interactions as a stochastic process
Onde foi divulgada: revista New Journal of Physics
Quem fez: Barak Akira Ishii, Hisashi Arakaki, Naoya Matsuda, Sanae Umemura, Tamiko Urushidani, Naoya Yamagata e Narihiko Yoshida
Instituição: Universidade Tottori (Japão)
Dados de amostragem: investimentos em publicidade e postagens de blogs de filmes exibidos em cinemas do Japão
Resultado: As previsões de sucesso feitas como base em modelos matemáticos foram comparadas com a arrecadação em bilheteria dos filmes estudados
Para fazer os cálculos, os autores usaram o orçamento diário gasto em publicidade de 25 filmes exibidos nos cinemas do Japão. Eles compararam essa informação com a comunicação direta e indireta sobre os filmes, que foi medida através da contagem diária de posts em blogs.
“Se uma pessoa está lendo e comentando o blog de um amigo, nós consideramos isso como uma comunicação direta. Se uma pessoa se depara com um blog entre várias páginas e links, nós consideramos um caso de comunicação indireta”, explica o coordenador do estudo, professor Akira Ishii.
O estudo coletou informações entre os 60 dias que antecediam o lançamento do filme e os 100 dias seguintes. Os autores partiram do princípio de que a comunicação boca-a-boca, direta ou indireta, e os gastos publicitários influenciam fortemente a decisão de uma pessoa sobre assistir ou não determinado filme.
Com esses modelos, eles conseguiram prever a popularidade de filmes como O Código Da Vinci, Homem Aranha 3, Piratas do Caribe: No Fim do Mundo, Transformers e Avatar. A previsão foi confirmada ao comparar os dados prévios com as receitas arrecadadas em bilheteria.
Ishii acredita que os modelos desenvolvidos por sua equipe podem ajudar uma empresa a tomar decisões sobre o investimento em publicidade. “Eu acho que o nosso modelo é bastante genérico e vai funcionar também em outros países”, explicou o físico, acrescentando que espera comercializar a fórmula.
A equipe espera aplicar seu modelo em outros mercados comerciais, como de música online, fast food, refrigerantes e organização de eventos.
(Com Agência France-Presse)