Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Imagem comemorativa dos 22 anos do Hubble mostra região formadora de estrelas

A imagem foi registrada em conjunto pelo Hubble e por um telescópio do ESO localizado no Chile

Em homenagem aos 22 anos de lançamento do Hubble, que serão completados na próxima terça-feira, a equipe responsável pelo telescópio liberou a imagem da Nebulosa da Tarântula (identificada como NGC 2070), uma região brilhante de formação de estrelas.

A imagem, que cobre uma extensão aproximada de 650 anos-luz, reúne um dos maiores mosaicos já montados com fotos do Hubble e foi originada pela combinação das observações feitas por ele e pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), localizado no Chile. A imagem foi feita de 30 campos distintos, 15 com cada câmera. As observações foram realizadas simultaneamente pelos dois telescópios em outubro de 2011.

A Nebulosa da Tarântula é a região mais brilhante de formação de estrelas da nossa galáxia. Nela são encontradas as estrelas mais densas já vistas. A uma distância de 170 mil anos-luz da Terra, a Nebulosa da Tarântula está localizada na galáxia-satélite Grande Nuvem de Magalhães, na vizinhança da Via Láctea. As estrelas da região retratada têm entre 2 milhões e 25 milhões de anos.

Na imagem são mostradas estrelas que totalizam uma massa milhões de vezes maior do que do Sol.