Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Grafeno pode aumentar eficiência de painéis solares

Pesquisadores da Universidade Tecnológica de Michigan inseriram grafeno em painéis solares para testar o aumento da produção de energia elétrica

Um grupo de cientistas da Universidade Tecnológica de Michigan descobriu que o grafeno, excelente condutor de energia elétrica, pode contribuir para o aumento da eficiência de novos paineis solares.

Saiba mais

GRAFENO

É um material formado por uma folha de átomos de carbono. O grafeno, por ser o melhor condutor de energia encontrado até o momento, garantiu o Nobel 2010 a seus criadores. Além de painéis solares, esse material pode ser usado na produção de telas táteis e painéis luminosos.

Leia também:

Criadores do grafeno ganham Nobel de Física

De acordo com Yun Hang Hu, professor da Universidade Tecnológica de Michigan, uma das propriedades valiosas do grafeno é sua condutividade elétrica. “Poderia ser um ingrediente-chave para a próxima geração de células fotovoltaicas”, explica.

Para chegar a essa conclusão, o grupo do professor Hu fez um experimento misturando grafeno na composição de uma placa solar. Com adição desse material, os pesquisadores observaram um aumento de 52,4% da corrente gerada, ou seja, a eficiência do painel solar foi aumentada.

“A excelente condutividade elétrica das folhas de grafeno permite que eles atuem como pontes, acelerando a transferência de elétrons e aumentando a corrente”, disse Hu.

O trabalho do grupo liderado por Hu foi apresentado em março no workshop conjunto entre Estados Unidos e Egito sobre Sistemas de Energia Solar e está em processo de revisão para publicação em uma revista científica.