Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Fóssil é batizado em homenagem a Johnny Depp

Artrópode ancestral 'Kooteninchela deppi' possui garras em forma de pinça, que lembram o personagem Edward Mãos de Tesoura

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 16h20 - Publicado em 16 Maio 2013, 14h19

Um fóssil marinho de 505 milhões de anos e com pinças em forma de tesoura foi batizado em homenagem ao ator Johnny Depp, que representou o personagem Edward Mãos de Tesoura no filme homônimo, dirigido por Tim Burton. Kooteninchela deppi, um artrópode ancestral distante da lagosta e do escorpião, foi identificado por um cientista britânico admirador de Johnny Depp.

Reprodução

Kooteninchel Deppi, homenageado com o nome de Johnny Depp, por causa do personagem Edward Mãos de Tesoura

Depp e o fóssil Kooteninchela deppi

“Quando vi o par de pinças nos fósseis dessa espécie, não consegui deixar de pensar em Edward Mãos de Tesoura. Até o nome Kooteninchela é uma referência ao filme, porque ‘chela’ é o termo em latim para pinças ou tesoura”, explicou em um comunicado o descobridor do fóssil, David Legg, do Imperial College London.

Os pesquisadores acreditam que o animal tenha sido um caçador, ou se alimentava de restos orgânicos. Com apenas quatro centímetros de comprimento, o Kooteninchela deppi tinha olhos compostos, como a das moscas, posicionados no topo de hastes móveis (pedúnculos), que o ajudavam a procurar por predadores ou alimento.

O animal pertence a um grupo de artrópodes extintos dotados de grandes garras frontais, conhecido como Megacheira, que deu origem aos escorpiões, centopeias, insetos e caranguejos atuais.